Foto: Arquivo/Três Passos News
O fenômeno climático La Niña, que ocorrerá ao longo do verão, apresentará características de fraca a moderada, sendo sucedido no início do outono por um período de neutralidade, apontam meteorologistas. Na prática, para o Rio Grande do Sul, serão registrados índices de temperatura não muito elevados e médias mensais de chuva típicas para a estação do ano.
— Nas análises de modelos climáticos, classificamos o fenômeno La Niña como fraco, moderado ou forte, considerando intervalos de três meses. Para janeiro, fevereiro e março, a previsão é de distribuição típica de chuva, o que, teoricamente, afasta o risco de forte estiagem — afirma o meteorologista especialista em Risco Climático e pós-doutorando da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A previsão dos pesquisadores da UFPel acompanha o prognóstico divulgado nessa quinta-feira (9) pela agência norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que define em 59% de chance de que La Niña persista de fevereiro a abril. A chance de condições neutras de março a maio é de 60%.
Para o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider, o comportamento esperado da temperatura do Oceano Pacífico — que determina a ocorrência do fenômeno climático — é de aquecimento na superfície da água:
— O mesmo ocorre desde o Atlântico Norte até a costa do Paraná e de Santa Catarina. Isso costuma gerar mais vapor de água e alternar alguns períodos de estiagem em algumas áreas com outros de instabilidade.
Conforme o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, diante da configuração de La Niña para o primeiro trimestre do ano, o Rio Grande do Sul terá frequência de influências de frentes frias. Isso produzirá índices moderados de temperatura neste verão.
— Para Porto Alegre, a previsão é de verão típico, com calor, porém sem temperatura excessivamente elevada. No Litoral, pode haver períodos ventosos e ocorrência de chuva — descreve Borges.
Segundo ele, na Capital, janeiro terá, na média, máximas de 31ºC, fevereiro com 30,5ºC e março com 29ºC, com incidência de chuva dentro da média típica para cada um destes meses.
Região Metropolitana
Litoral Norte
Serra
Central e Vales
Norte e Noroeste
Sul e Centro Sul
Fronteira Oeste
Região Metropolitana
Litoral Norte
Serra
Central e Vales
Norte e Noroeste
Sul e Centro Sul
Fronteira Oeste
* Fonte: INMET
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.