Foto: Ilustração
O frio já se faz presente no Sul do Brasil com mínimas hoje na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul de 1,6ºC em Quaraí e Vacaria; 2,0ºC em Ausentes; e 3,0ºC em Santa Rosa. Em Santa Catarina, a quinta começou com -0,5ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra.
Ocorre que vai esfriar muito mais. Embora siga frio no começo da sexta, a temperatura deve despencar no sábado com a chegada do ar mais gelado. Em muitas localidades, as mínimas do sábado ocorrem no final do dia à medida que o ar polar ingressa.
As madrugadas de domingo e da segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios.
Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias.
Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas do domingo e da segunda, com as menores marcas previstas para o domingo, podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra (acima de 1000 m) e devem ficar entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), com os menores registros em baixadas e fundos de vale.
Em Porto Alegre, as mínimas oficiais na estação do Jardim Botânico devem cair a 3ºC ou 4ºC no domingo e a 2ºC a 3ºC na segunda, entretanto em bairros mais ao Sul e Leste da cidade a temperatura pode cair a 0ºC ou -1ºC, o que deve se dar também em diferentes pontos da região metropolitana.
O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas com marcas de 5ºC a 7ºC.
A onda de frio trará geada generalizada no Rio Grande do Sul, na maioria das cidades de Santa Catarina e em parte do Paraná. No sábado, a geada afeta mais áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. No domingo e na segunda-feira, a geada será ampla. Muitas cidades devem ter geada forte com risco de perdas ou danos no setor hortifruti.
Como o frio será muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, alerta-se para o risco de congelamento. Pode se formar gelo em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense e a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas dos território catarinense e gaúcho.
A massa de ar será suficientemente forte para trazer frio mesmo durante a tarde e com a presença do sol. As tardes de sábado e domingo terão as máximas mais baixas com marcas entre 10ºC a 13ºC na maior parte do Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode ter 12ºC apenas sábado à tarde e 11ºC a 12ºC no domingo. Em várias localidades, não deve fazer mais que 10ºC e as máximas serão bastante baixas nas regiões serranas.
Forte agitação marítima e ressaca do mar
É comum que o mar fique muito agitado na costa durante fortes incursões de ar frio. É o que se espera para o fim de semana. As ondas aumentam muito na costa gaúcha no sábado e devem atingir até 3 metros no final do sábado e no domingo. O mar avançará sobre a faixa de areia com ressaca que pode ser forte.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/Ko4h3dPyJnpD8UOiAoke57
MetSul Meteorologia
Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…
Um menino de seis anos morreu após ser atingido por uma máquina agrícola em Floriano…
Os Bombeiros seguem nas buscas por um homem de 59 anos que caiu nas águas…
Um crime brutal ocorrido no início da tarde de segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, abalou…
Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…
Uma mulher de 26 anos, identificada como Talia da Costa Pereira, foi morta por disparos…
This website uses cookies.