Tempo
Foto: Fabian Fabiano

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil entre esta quinta e a sexta-feira. O sistema frontal levará chuva aos três estados do Sul. A instabilidade vai atingir, inicialmente, o Rio Grande do Sul. Na sequência, a frente avança por Santa Catarina e o Paraná com instabilidade.

A quinta-feira no Rio Grande do Sul terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo. A chuva associada à frente fria atinge desde cedo cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Após, o sistema frontal se desloca para as demais regiões do Rio Grande do Sul no decorrer no decorrer do dia. Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.

FRENTE TRARÁ MAIS CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL

Os maiores acumulados de chuva na atuação desta frente fria devem se dar no Rio Grande do Sul. O Sul gaúcho, especialmente, deve ter os volumes mais altos porque vão se somar os índices pluviométricos já altos da atual frente quente com os da frente fria.

Há possibilidade de pancadas localmente fortes no deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O risco de chuva localmente forte será maior principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde os mais altos volumes devem ser esperados.

RISCO DE TEMPORAIS

O avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul durante esta quinta-feira será acompanhado de um centro de baixa pressão atmosférica que deve se aprofundar sobre o território gaúcho. Com isso, a instabilidade deve ser reforçada. Áreas de baixa pressão favorecem movimentos do ar ascendentes (convecção) com nuvens carregadas.

Não se antecipa uma condição de tempo severo generalizado. Temporais podem ocorrer pela interação do ar mais quente e frio, a frente fria e a baixa pressão atmosférica, entretanto serão bastante localizados. Nestes eventos isolados, não se descarta granizo ou vento forte. O que deve ocorrer em muitas cidades é o registro de raios, junto com a chuva.

AR FRIO APÓS A FRENTE

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul na sexta-feira com queda de temperatura. Não se trata de uma incursão de ar frio de grande intensidade, mas trará temperatura muito menor em relação à quinta em diversas cidades. Grande parte do território gaúcho na tarde da sexta terá mínimas inferiores a 20ºC, portanto abaixo da média de agosto. O sábado deverá ter ao amanhecer geada em algumas cidades com marcas de 1ºC a 3ºC na fronteira com o Uruguai e de 7ºC a 8ºC em Porto Alegre.

Receba as nossas notícias no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/I0eYhWj4T4B2SDRwvjXv3o

MetSul – https://metsul.com/frente-fria-avancara-com-chuva-raios-e-declinio-de-temperatura/?fbclid=IwAR0Lupa6NmY63azsjTAGprDgMXznXy-N0sOGpEpSlirUBuFr2HBXkY0GVRs .