O sistema frontal vai começar a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul entre o final da manhã e o começo da tarde da quinta-feira com chuva e raios. A frente, então, avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final do dia, amanhã.
Na sexta-feira a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente. Na área de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens durante grande parte desta quinta, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza na segunda metade do dia, sobretudo à noite. Áreas mais ao Norte o Nordeste gaúcho terão a máxima atividade frontal no final da quinta ao passo que no Oeste e no Sul o pico da instabilidade se dará na tarde desta quinta-feira.
Os volumes de chuva na passagem da frente entre amanhã e sexta-feira pelo Rio Grande do Sul não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema com acumulados de 10 mm a 30 mm em menos de três horas. Não podem ser descartados temporais isolados na passagem da frente.
A frente fria terá deslocamento rápido e troca de massas de ar, de quente para fria, significativa e brusca, há possibilidade de vento moderado a forte em diferentes cidades quando da chegada do sistema e no ingresso da massa de ar frio que se segue à passagem da frente. Grande parte do Rio Grande do Sul vai terminar a quinta-feira já sob ar mais frio depois de um começo de dia com ar quente.
Antes de a frente fria chegar, corrente de jato em baixos níveis da atmosfera originada na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil trará ar quente e vento do quadrante Norte, moderado a forte em alguns locais, com forte elevação da temperatura na Metade Norte. Por isso, ainda faz calor em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira antes da chegada da chuva com a frente fria.
MASSA DE AR FRIO DEPOIS DA FRENTE FRIA
Uma massa de ar frio, que já começa a ingressar amanhã, toma conta do Rio Grande do Sul na sexta-feira e afasta a instabilidade que ainda atua em algumas áreas no começo do dia. A sexta terá baixa temperatura o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com a presença do sol em diversas cidades. No Sul e no Leste gaúcho, por conta de uma área de baixa pressão na costa, o vento sopra moderado com rajadas na costa, o que vai reforçar a sensação de frio. No fim de semana, o sol predomina com noites frias e de geada em muitas cidades, porém as tardes vão ser amenas e agradáveis.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/BC2EPoxtSbEIlzleby7yT3
https://metsul.com/frente-fria-trara-chuva-vento-e…/
Metsul Meteorologia