O tempo firme e as temperaturas baixas predominam na maior parte do território gaúcho nesta quinta-feira (11). Existe o risco de geada em pontos altos da Serra durante a manhã devido ao ar seco da madrugada. Segundo a Climatempo, o fenômeno, neste caso, é formado pelo orvalho que congela. Assim, ela é menos letal do que quando se trata da chamada sublimação, uma geada mais forte e mais danosa à agricultura.
No amanhecer desta quarta-feira (10), em São José dos Ausentes, a geada foi registrada. A cidade da serra gaúcha teve temperatura mínima, segundo a Climatempo, de 5,4°C.
Outro destaque para a quinta-feira é que a circulação de vento pode fazer com que alguns pontos do Estado fiquem mais nublados do que outros. Há, ainda, a possibilidade de chuviscos à noite no Litoral, no Sul e em parte da Campanha. Ainda segundo a Climatempo, isso ocorre devido a umidade que vem do mar.
Nesta quinta, as temperaturas devem ser mais baixas do que foram na quarta-feira (10) e seguirem assim até domingo (14), quando voltam a se elevar. A mínima, 1°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima, 25°C, deve ser marcada pelos termômetros de Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 11°C e 20°C.
A perspectiva é que o tempo firme prevaleça na maior parte do Estado na sexta-feira (12). Alguns pontos da Serra ainda podem ter geada nas primeiras horas da manhã e chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia no Litoral Norte. A mínima está prevista novamente para São José dos Ausentes, na Serra: 1°C . A máxima ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 24°C. Na Capital, os termômetros variam entre 13°C e 19°C.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW
Gaúcha ZH