O Rio Grande do Sul está sob influência de uma massa de ar seco e frio de alta pressão que foi responsável por um sábado com cara de inverno. A tarde de sábado, aliás, foi muito fria no Rio Grande do Sul com várias cidades sequer alcançando sequer a marca de 10ºC e permanecendo o dia inteiro temperatura de um dígito. A presença de nuvens em algumas regiões contribuiu para manter a temperatura baixa. Às 15h, estações oficiais indicavam 7,8ºC em Canela, 8,0ºC em Caçapava do Sul e Erechim, 8,4ºC em Caxias do Sul, Soledade e Passo Fundo, 8,5ºC em Cambará do Sul, Vacaria e Lagoa Vermelha, 8,8ºC em Encruzilhada do Sul, 9,1ºC em Cruz Alta e Bagé, 9,2ºC em Ibirubá, 9,3ºC em Livramento, 9,5ºC em Bento Gonçalves, e 9,8ºC em Frederico Westphalen. Na Grande Porto Alegre, a tarde de sol e nuvens também foi fria neste domingo. No meio da tarde, a temperatura era de apenas 13,3ºC na cidade de Porto Alegre e em Campo Bom. No bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a máxima na estação de encosta (100 metros de altitude) foi de 13,9ºC, a menor no local desde 11 de junho, quando fez 12,6ºC. Já na estação de baixada, a 35 metros, a máxima não superou 13,7ºC, também a menor desde 11 de junho, dia em que fez 12,6ºC.
DOMINGO DE AMANHECER GELADO
O sol aparece em todo o Sul do país neste domingo. O último dia do mês deve ter a passagem de nuvens em parte do Oeste, do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul entre a madrugada e de manhã. Pontos isolados devem ter neblina e nevoeiro. Chance maior de nevoeiro em pontos do Leste de Santa Catarina e do Paraná. Porto Alegre deve amanhecer com 7ºC, mas em alguns locais da área metropolitana pode fazer 4ºC ou 5ºC. Grande parte do Rio Grande do Sul deve amanhecer com temperatura ao redor ou inferior a 5ºC. Na Serra, em baixadas, marcas ao redor de 0ºC. Possibilidade de marcas negativas nos Campos de Cima da Serra e na Serra do Sudeste.
SEGUNDA-FEIRA COMEÇA GELADA
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no decorrer do dia nuvens ingressam na Metade Norte, onde chove em pontos do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e talvez mais ao Norte da Serra no final do dia pelo avanço de instabilidade a partir do Paraná e Santa Catarina. Não se afasta granizo isolado. A Metade Sul, por sua vez, tem tempo firme e aberto. Nevoeiro e neblina isolados ao amanhecer. Dia começa gelado com marcas abaixo de 5ºC na grande maioria das cidades e negativas em algumas, o que trará geada na maior parte do Estado, moderada a forte em diversas localidades. Vai gear nas zonas rurais da Grande Porto Alegre e de forma isolada nas zonas urbanas da área metropolitana. Com o enfraquecimento da massa de ar frio, a tarde de hoje será amena e não tão fria quanto a de ontem. A previsão da MetSul é de um amanhecer com 5ºC ou 6ºC de mínima em Porto Alegre, mas em pontos da área metropolitana fará até 2ºC a 3ºC, como em Lomba Grande (Novo Hamburgo) e Morungava (Gravataí). Na Campanha e fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC. A Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra devem ter marcas negativas. Pode fazer até -3ºC nos Aparados e na Serra do Sudeste entre -3ºC e -5ºC nas baixadas. À tarde, a maioria das cidades vai ter máximas de 18ºC a 20ºC.
FRIO DURA POUCO
O frio intenso deste começo de semana vai durar pouco. Embora ainda faça frio na madrugada da terça-feira, as mínimas já serão mais altas. Nuvens e instabilidade devem evitar resfriamento maior no Norte do Estado. No Sul gaúcho é que se espera ainda frio intenso na madrugada da terça com marcas perto de 0ºC e geada na Campanha enquanto na Serra do Sudeste mais uma vez vão ocorrer marcas negativas. Na segunda metade da semana, a tendência é, de novo, o ingresso de ar mais seco e quente no território gaúcho, o que vai trazer noites menos frias e muito mais amenas com tardes quentes para a época do ano em que as máximas serão elevadas para os padrões de julho. Haverá marcas próximas dos 30ºC no Noroeste e nos vales sob a influência do ar mais quente.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DQDP80AM1AuE8kxc2pC6Ex
MetSul – https://metsul.com/frio-intenso-e-geada-marcam-o-comeco-da-semana/ .