
Geada no RS está prevista para os próximos dias, com o avanço de uma intensa massa de ar frio que trará as menores temperaturas do ano até agora em várias regiões do estado.
Antes disso, no entanto, o tempo vai se instabilizar, com pancadas de chuva irregulares entre esta sexta-feira e o sábado, de acordo com a MetSul Meteorologia.
A chegada dessa frente fria deve mudar completamente o cenário climático no Rio Grande do Sul.
A instabilidade começará já nesta sexta-feira (18), com sol entre nuvens e aumento gradativo da nebulosidade ao longo do dia.
Áreas de instabilidade vão se formar e provocar chuva localizada em diversos pontos, sobretudo no interior e na Metade Norte do estado entre a tarde e a noite.
Apesar da previsão de chuva, a MetSul alerta que os volumes devem ser baixos e extremamente mal distribuídos. Muitos municípios sequer devem registrar precipitação, enquanto outros, muito isoladamente, podem ter pancadas mais fortes com risco de temporais localizados.
No sábado (19), ainda pode haver garoa ou chuva fraca em regiões como a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, mas o tempo deve melhorar gradualmente com o avanço de uma massa de ar seco e frio.
Com a mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante Sul, o ar polar começa a ingressar pelo estado e provoca forte queda nas temperaturas.
O sábado já terminará gelado em diversas cidades gaúchas, com mínimas noturnas entre 11ºC e 13ºC, especialmente na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Nordeste. Mas é a partir do domingo (20) que o frio ganha força.
O domingo promete amanhecer com temperaturas abaixo de 10ºC em várias regiões do Rio Grande do Sul. A madrugada de segunda-feira (21) será ainda mais gelada, com mínimas de um dígito em grande parte do território gaúcho.
Em áreas como os Campos de Cima da Serra e o Sul do estado, os termômetros devem marcar valores abaixo de 5ºC.
Essa tendência de frio persistente continuará ao longo da semana. A madrugada de terça-feira (22) deve registrar marcas semelhantes às de segunda, com mínimas abaixo dos 10ºC até mesmo na Grande Porto Alegre.
Em cidades mais elevadas e no interior, os termômetros podem novamente cair abaixo dos 5ºC.
Geada no RS:
Com esse cenário, a MetSul Meteorologia projeta geada no RS já no domingo, com maior chance na segunda, terça e quarta-feira.
A terça-feira (22) deve ser o dia mais propício para a formação de geada, especialmente nas áreas da Campanha, dos Aparados da Serra e no Planalto Sul Catarinense.
Essas regiões, por sua altitude e características climáticas, são tradicionalmente mais suscetíveis à formação do fenômeno.
A sequência de madrugadas frias marcará uma mudança significativa no padrão climático do outono gaúcho.
O frio mais intenso do ano, até o momento, pode trazer impactos para a agricultura, especialmente em plantações mais sensíveis à geada. Produtores devem ficar atentos e acompanhar as atualizações meteorológicas.
A MetSul reforça que o ingresso do ar polar será responsável por temperaturas excepcionalmente baixas para abril, podendo configurar os primeiros registros de geada ampla em 2025 no estado.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Litoral Mania