A instabilidade persiste no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (11). A circulação de vento úmido, combinada com o deslocamento de uma nova frente fria, favorece a formação de nuvens carregadas. Será um dia com muita nebulosidade e poucas aberturas de sol, com chuva volumosa e frequente em todas as regiões gaúchas. Além da chuva, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade, exigindo atenção para os municípios.
Conforme explica a Climatempo, a razão pela qual não choveu em Porto Alegre na semana, apesar da previsão, está relacionada a fatores locais. Isso ocorre devido a proximidade da Capital a grandes corpos d’água, como a Lagoa dos Patos e o mar, que pode influenciar a direção dos ventos, deslocando as instabilidades para outras regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul. O comunicado é válido até as 10h de quinta-feira (11).
Segundo o alerta, pode ocorrer chuva de até 100 milímetros por dia, vento intenso de até 100km/h e queda de granizo. As orientações são para que, em caso de ocorrência de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou estacionem os seus veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos por descargas elétricas.
Na sexta-feira (12), com o distanciamento da frente fria que atuava sobre o Estado, um sistema de alta pressão muda as condições do tempo. Desta forma, a Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, a Fronteira Oeste, a Região Central, o Sul e a Campanha, terão um dia estável, sem expectativa de chuva. Porém, haverá bastante nebulosidade, principalmente pela manhã. No Norte e na Serra, ainda há condição para chuva volumosa e com intensidade forte.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg
Gaúcha ZH