Áreas de instabilidade que atuam em diversos níveis da atmosfera, aliadas a um sistema de baixa pressão atmosférica entre as costas gaúcha e catarinense, devem provocar pancadas fortes de chuva no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3). De acordo com a Somar Meteorologia, na região norte do Estado, as precipitações ocorrem já pela manhã, espalhando-se para as demais áreas ao longo do dia. Além disso, em todas as regiões, há condições para ocorrência de descargas elétricas e eventual queda de granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para praticamente toda a metade norte do Estado (assim como para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para a possibilidade de acumulados significativos (de até 100mm) e para o risco de vento intenso nessa área, com rajadas que podem chegar a 100 km/h.
As temperaturas, por sua vez, seguem elevadas, com máxima de 38°C prevista para Porto Xavier, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 21°C a 31°C.
Na quinta-feira (4), o tempo se mantém instável, ainda com condições para precipitações fortes, descargas elétricas e rajadas de vento em todas as áreas e a qualquer hora do dia. No Litoral Norte, na Serra e no norte do Estado, são esperados os maiores volumes de chuva. Em Passo Fundo, por exemplo, na região norte do RS, o acumulado pode chegar a 51 mm — medida que representa 40% de toda a chuva prevista para o mês de março no município.
Em Tabaí, no Vale do Taquari, os termômetros apontam a máxima do dia no Rio Grande do Sul: 34°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 30°C.
Região Norte: a quarta-feira (3) terá tempo instável, com condições para pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para toda a região, chamando atenção também para a possibilidade de acumulados significativos (de até 100mm) e para o risco de vento intenso, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 17°C e 28°C.
Região Noroeste: a quarta-feira (3) terá tempo instável, com condições para pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção também para a possibilidade de acumulados significativos (de até 100mm) e para o risco de vento intenso, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. Em Cruz Alta, os termômetros variam entre 19°C e 31°C.
GZH