Conforme o Instituto, dos dois alertas o de maior força é laranja, de média intensidade. Ele prevê volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de danos.
Mas a área deste aviso não tem grande alcance no RS. O alerta abrange regiões mais extremas do Litoral Norte, da Serra, do Norte e do Noroeste. (Confira no mapa abaixo).
O outro alerta é amarelo, o de menor intensidade entre os elencados pelo Inmet. Contudo, sua abrangência é maior. Este aviso prevê acumulados de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), para Porto Alegre e Região Metropolitana, Costa Doce, Região Central, Vales, Serra, Litoral, Norte e Noroeste. (Confira no mapa abaixo).
Boletim
A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) anunciaram ontem também o cenário de chuvas no RS. A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica o retorno das chuvas na maioria das regiões durante o fim de semana. Em seguida, o tempo ficará estável.
A tendência para o início da semana é de tempo estável. Na segunda-feira (15), ainda deve chover com pouca força na Região Metropolitana e no Litoral Norte. Isso porque o sistema de altos níveis se deslocará em direção ao Oceano Atlântico.
Enquanto isso, nas demais regiões, o tempo estável retornará gradativamente por influência do anticiclone migratório. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas ao longo do dia.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/GD1P1RTEpXKIWUSRQLhdsM
Agora no RS