Apesar de iniciar oficialmente apenas na quarta-feira (21), às 18h48min, faz algumas semanas que o verão está dando uma amostra de como serão os dias dos gaúchos durante os próximos três meses. A previsão é de que a estação, que se estende até 20 de março, às 18h25min, não fuja do padrão do verão gaúcho: dias quentes, pouco úmidos e com chuvas pontuais. Neste ano, porém, a média em todo o Rio Grande do Sul deve ser de 2°C a mais do que nos anos anteriores.
Os últimos dias de dezembro devem ser quentes e secos, especialmente no Interior do Estado. A Região Sul e a Fronteira Oeste podem enfrentar chuvas fortes durante o final de semana de Natal. A chuva pode chegar em Porto Alegre e na Região Metropolitana no domingo (25), mas em menor intensidade. Para a semana do Ano-Novo, mais uma frente fria está prevista. Entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro, pode chover em todo o Estado.
Janeiro
O primeiro mês de 2023 deve ser mais quente que o normal, com uma média 2°C superior à temperatura registrada nos anos anteriores. No Litoral Norte, a média será de 30°C, quando em outros anos ficava de 27°C a 29°C. Já no Litoral Sul, será de 32°C, contra 29°C a 31°C em outras temporadas.
Em Porto Alegre, a média, neste verão, deve ficar próxima de 31°C. O maior desvio é na Fronteira Oeste e no Sul, com cidades como Uruguaiana, Bagé, Quaraí e Camaquã, por exemplo, podendo registrar temperaturas próximas dos 40°C.
— O La Niña está mais fraco, mas continua ativo no Rio Grande do Sul. Isso tende a diminuir as chuvas — pontua a meteorologista da Climatempo Carine Gama. As regiões da Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Sul e Litoral Sul devem ter chuvas abaixo da média esperada para o mês. Já na região metropolitana de Porto Alegre, Norte e Noroeste, a chuva deve ser dentro da média.
Em Porto Alegre e municípios próximos, a umidade relativa do ar não deve ficar tão baixa. Já em cidades como Santa Maria e Uruguaiana, ar deve ser mais seco.
No Litoral Norte, chuva deve ficar dentro do normal e as temperaturas estarão acima da média. Já no Litoral Sul, os dias serão mais quentes, secos e ensolarados.
Fevereiro
O mês do Carnaval deve ser marcado pela presença de mais chuva. Em algumas partes do Estado, como a Serra, Porto Alegre e no Litoral, as precipitações devem aumentar e ficar acima da média prevista para o mês.
Outras regiões, como a Fronteira Oeste, o Sul e a Região Central não registram a mesma frequência de chuva. Dias de sol devem predominar.
— As temperaturas ficam acima da média em todo o Estado. Então, mesmo com frequência maior da chuva, ainda sobe bastante. A média de temperatura de janeiro será menor. — Destaca a meteorologista.
Março
O último mês de verão, deve sofrer com irregularidades de chuva. Até o dia 20, serão dias quentes e ensolarados, mas um pouco mais frios do que em fevereiro. As chuvas devem reduzir e ficar abaixo da média em todo o Estado.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/CZoNAa3A1cd9K2twPZowdb
Gaúcha ZH