Uma massa de ar frio vai chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias acompanhada de vento, segundo a MetSul Meteorologia. A previsão é de que o ar frio ingresse durante o fim de semana, chegando ao Rio Grande do Sul no sábado (3).
“Será um resfriamento tão acentuado que mesmo geada pode se formar no Sul do Brasil em pleno auge do verão”, explica a meteorologista Estael Sias.
A mínima mais baixa do Estado pode variar entre 3°C e 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.
Madrugadas mais frias serão as do domingo (4) e segunda-feira (5), mas ainda deve fazer frio em baixadas de locais de altitude na terça (6).
Na maior parte do Rio Grande do Sul, estão previstas temperaturas, na segunda-feira, de 10ºC a 15ºC.
No sul do Rio Grande do Sul as mínimas ficam entre 7ºC e 10ºC; na região metropolitana, 12ºC a 14ºC; e 15ºC em Porto Alegre.
“Trata-se de uma incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano, apesar de que ninguém deve esperar temperaturas de inverno. Os efeitos serão mais sentidos durante a noite e ao longo do dia proporcionará marcas agradáveis ou moderar o calor, conforme a região, no começo da semana”, alerta a meteorologista.
Queda na temperatura a partir de sábado
A partir de sábado, os gaúchos já devem sentir a queda da temperatura, com marcas agradáveis durante o dia que devem ficar apenas entre 20ºC e 25ºC na maioria das cidades.
Vento
O mais comum, descreve Estael, é que a massa de ar frio venha acompanhada de vento nesta época do ano.
“É o que se espera na chegada do ar frio ao Rio Grande do Sul durante o sábado. Modelos indicam a possibilidade de rajadas de vento de 50 km/h a 80 km/h no Sul e no Leste do território gaúcho no ingresso do ar frio. Isoladamente, não são afastadas rajadas até mais fortes.”
Segundo a MetSul, as rajadas fortes a muito fortes na chegada do ar frio são esperadas para o sul do Estado, na área da Lagoa dos Patos e seu entorno, na faixa litorânea de Sul a Norte e ainda nos Campos de Cima da Serra.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






