Tempo
Foto: Canva

A frente fria que trouxe chuva para o Rio Grande do Sul nos últimos dias se afasta nesta terça-feira, 23, abrindo espaço para uma massa de ar polar de forte intensidade que passa a cobrir o estado. O sol aparece entre nuvens na maior parte do território gaúcho, mas as regiões norte e nordeste terão o céu mais carregado, com chance de garoa e chuva no início do dia. Não se descarta uma pequena probabilidade de chuva congelada.

Mesmo com sol durante a tarde, o ar polar provoca uma terça-feira de frio intenso, com temperaturas baixas durante todo o dia. O clima se acentua nos extremos do dia, pela manhã e à noite, com grande número de cidades abaixo de 5ºC. Ventos de 40 km/h a 70 km/h no sul e no leste do RS derrubam a sensação térmica e intensificam a percepção de frio.

Nas áreas de maior altitude, são previstas marcas perto de 0ºC ou mesmo negativas. Mesmo com o sol aparecendo, a temperatura à tarde vai ficar apenas entre 10ºC e 13ºC na maioria das cidades gaúchas. Em localidades serranas, vários pontos devem ficar abaixo de 10ºC o dia inteiro. Esfria muito a partir do fim da tarde e o começo da noite. Às 21h, a maioria das cidades do Rio Grande do Sul terá entre 5ºC e 8ºC, mas em vários municípios os termômetros já marcarão menos de 5ºC.

  | Foto: Arte / Leandro Maciel / CP

Um ciclone bomba a Leste da Argentina vai deslocar a parte mais intensa da massa de ar polar para o Sul do país, mas os ventos muitos intensos do sistema de até 130 km/h ou mais devem permanecer em alto mar, sem oferecer perigo em terra. O vento, no entanto, aumenta ao longo desta terça-feira no sul e no leste gaúcho, afetando a sensação térmica.

Apesar de já fazer muito frio nesta terça, a MetSul Meteorologia recorda a sua previsão que o frio mais intenso vai ocorrer nas madrugadas de quarta, quinta e sexta-feira, quando são esperadas marcas abaixo de zero em grande número de municípios, geada ampla e possibilidade de marcas tão baixas quanto -6ºC a -8ºC nos locais de maior altitude do Sul do Brasil.

Correio do Povo

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br