Foto: Luís Carlos Pez/Arquivo/TP News
Uma massa de ar frio ingressa vai começar a avançar pelo Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil entre esta quinta (26) e a sexta-feira (27), trazendo queda da temperatura e o retorno do frio para algumas áreas.
A MetSul Meteorologia enfatiza que não se trata de uma incursão de ar frio de maior intensidade e que de nenhuma forma pode ser comparada aos episódios de incursão de ar polar do fim de junho e dois de julho.
Na maioria dos locais do Centro-Sul do Brasil, a queda da temperatura será acentuada porque está muito quente, mas não deve fazer frio e as marcas devem ficar apenas amenas.
O maior efeito do avanço do ar mais frio sobre a grande massa de ar quente que cobre a maior parte do território brasileiro será a ocorrência de chuva em estados como Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
A chuva e o ar mais frio deixarão a temperatura significativamente menor durante a tarde, mas não devem ser esperadas noites frias e muito menos geada pela instabilidade atmosférica.
As máximas, por exemplo, na cidade de São Paulo devem cair para valores abaixo de 20ºC na sexta e no fim de semana após calor de 32ºC a 34ºC hoje e amanhã. As mínimas, entretanto, devem ficar ao redor de confortáveis 15ºC.
O estado que mais deve sentir o impacto da massa de ar frio é o Rio Grande do Sul, onde as mínimas caem acentuadamente e vai fazer frio mais intenso, diferentemente da maior parte do Centro-Sul do país.
O amanhecer mais frio na maioria das cidades gaúchas será o da sexta-feira (27). A previsão do tempo da MetSul Meteorologia é que as mínimas no amanhecer da sexta possam chegar a marcas entre 1ºC e 3ºC na Campanha, no Sul e na fronteira com o Uruguai, mas com marcas menores na Serra do Sudeste.
Porto Alegre e Santa Maria devem ter ao redor de 8ºC cedo na sexta. Na Serra, Caxias do Sul deve ter entre 6ºC e 7ºC na sexta e no sábado. Na área dos Aparados, 6ºC ou 7ºC na sexta e de 2ºC a 4ºC no sábado, podendo cair a 1ºC em um ponto ou outro.
O amanhecer com maior probabilidade de geada é o da sexta-feira, mas os produtores rurais preocupados com geada tardia devem ficar tranquilos. Em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul não vai gear e qualquer ocorrência nas áreas produtoras de trigo e milho, exceto dos Campos de Cima da Serra, será por demais isolada e em baixadas.
Os mapas acima mostra a projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer tanto da sexta como do sábado. Os mapas estão disponíveis ao assinante na seção de mapas do site para o nosso assinante. O risco de geada é maior no Oeste e no Sul gaúcho, em particular na Campanha e na fronteira com o Uruguai, sobretudo na sexta. No sábado, cresce a chance de geada em áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, porém mais em baixadas.
No sábado se espera já que a temperatura mínima seja mais alta que a da sexta-feira na maior parte das cidades gaúchas. A massa de ar frio rapidamente enfraquece, permitindo a elevação das mínimas e das máxima no fim de semana.
Como é comum nesta época do ano, as incursões de ar frio, sejam elas fracas – como esta – ou as fortes, costumam deixar a temperatura baixa por pouco tempo e rapidamente as marcas nos termômetros se elevam novamente ou retorna a chuva.
Passado este episódio de frio de menor intensidade agora do final da semana, os dados não indicam nenhuma incursão de ar polar de maior intensidade nos dez dias seguintes e voltará a fazer calor no Centro-Oeste e no Sudeste com a manutenção das marcas agradáveis no Rio Grande do Sul no fim de agosto.
MetSul
Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…
O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…
Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
This website uses cookies.