A segunda metade do mês vai ser marcada por novos episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes localmente excessivos a extremos em todas as regiões do país, esperando-se que ocorram mais eventos com inundações e deslizamentos de terra.
Como se observa no mapa com a projeção de chuva para 15 dias do modelo ensemble europeu, a chuva aumenta no Sul do Brasil em relação à primeira metade do mês, beneficiando a agricultura. Os maiores acumulados de precipitação devem se dar em Santa Catarina e no Paraná.
Já no Rio Grande do Sul, a chuva também aumenta, mas será muito irregular. Uma vez que a instabilidade será convectiva, associada ao calor, haverá pontos do território gaúcho com precipitação abaixo e acima da média, conforme a localidade. Os volumes devem variar muito até dentro da mesma cidade.
Temperatura
Onde mais se espera calor forte a intenso será no Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul com vários dias de temperatura bastante elevada, o que vai aumentar o risco de que se registrem temporais isolados de verão, alguns fortes a intenso com chuva e rajadas de vento forte.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
MetSul – https://metsul.com/o-que-esperar-do-clima-no-brasil-nesta-segunda-metade-de-janeiro/?fbclid=IwY2xjawH2Ag5leHRuA2FlbQIxMQABHVe8fZZVT2UNr5JyE96JYo9lDZRUza5kzp4cMDXDaPfudRPcilePUSMCDQ_aem_dGOTDGKQzVOYnNuzUgQV5A