Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

A MetSul Meteorologia alerta que a combinação de ar quente e úmido de origem tropical favorecerá a formação de tempestades isoladas entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o Centro da Argentina no restante desta semana com risco aumentado no estado gaúcho a partir da tarde e noite de hoje.

A onda de calor, até agora com ar mais seco, ingressará em uma nova fase com calor e temporais da tarde para a noite. Condições favoráveis a temporais são esperadas todos os dias entre hoje e o próximo fim de semana no Rio Grande do Sul. A atmosfera instável criará condições propícias para chuva localmente forte a intensa, rajadas de vento e queda de granizo de variado tamanho. A condição meteorológica responsável pela instabilidade será convecção profunda associada à massa de ar muito quente que provoca a onda de calor.

A convecção ocorre quando o ar quente e úmido próximo à superfície se eleva devido à menor densidade do ar. À medida que essa massa de ar ascende, encontra camadas mais frias da atmosfera, levando ao resfriamento e consequente condensação do vapor d’água, formando nuvens. Quando esse processo é intenso, desenvolvem-se nuvens de grande desenvolvimento vertical localizadas entre tarde e à noite, conhecidas como Cumulonimbus (Cb), e que são responsáveis por tempestades severas. 

O cenário atmosférico vai estar propício à formação de células convectivas isoladas, ou seja, tempestades que se formam de maneira localizada e esporádica, mas que podem ser localmente fortes a severas com danos. Os temporais previstos podem ser acompanhados de chuva volumosa em curto período, o que eleva o risco de alagamentos pontuais, especialmente em áreas urbanas com drenagem deficiente. Além disso, há potencial para a ocorrência de rajadas de vento fortes, capazes de provocar danos em estruturas, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. 

Quanto mais alta a temperatura, maior é o risco de vendavais isolados intensos neste tipo de situação atmosférica. O risco de granizo também preocupa, uma vez que a intensa convecção pode gerar pedras de gelo de diversos tamanhos, oferecendo risco a plantações, veículos e construções. Na semana passada, granizo grande causou estragos em plantações no Sul gaúcho. A MetSul Meteorologia enfatiza o caráter isolado dessas tempestades, o que significa que algumas localidades podem ser atingidas por eventos severos enquanto áreas próximas registram pouca ou nenhuma precipitação. Por isso, embora o alerta de risco seja válido para uma área muito grande, não significa que todas as cidades compreendidas dentro da zona de advertência serão afetadas por temporais. Serão ocorrências de tempo severo localizadas, apesar de fortes a severas em alguns pontos. Em se tratando de episódios isolados de tempo severo associados ao calor e à umidade, não há como se indicar onde exatamente ocorrerão os temporais fortes, o que só é possível em curtíssimo prazo – no que se denomina de nowcasting – a partir de imagens de satélite, radar e sensores de raios. Sob este cenário, essencial o acompanhamento das atualizações meteorológicas para minimizar riscos e se preparar para possíveis transtornos, o que a MetSul Meteorologia fará em metsul.com e nas redes sociais. 

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

MetSul – https://metsul.com/onda-de-calor-entra-em-nova-fase-com-tempestades-diarias-e-fortes/ .