Foto: GZH
A onda de calor que vem castigando os gaúchos nos últimos dias só deve dar trégua no próximo domingo (9), com a chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, as máximas permanecerão entre 5°C e 7°C acima da média durante a semana em praticamente toda a região sul do Brasil.
Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, explica que a massa de ar quente continuará elevando a temperatura acima da normalidade porque não haverá, até domingo, um sistema capaz de “quebrar expressivamente” o calorão.
— Então, devemos ter uma semana de muito calor, assim como já viemos tendo. Quando olhamos principalmente para a capital, Porto Alegre, a temperatura vem extremamente alta. Hoje (segunda-feira), a máxima é de 37°C em Porto Alegre. E, de maneira geral, seguiremos com temperatura muito alta. Na terça (4) e na quarta-feira (5), será 36°C — ressalta.
A sequência de dias muito quentes deve atingir amplas áreas do Estado, em especial na faixa Oeste e na região da Campanha, onde a temperatura costuma se elevar ainda mais. No Litoral, contudo, os termômetros não devem subir tanto — mesmo assim, os dias serão quentes —, devido à circulação do vento vindo do mar para o continente.
O meteorologista acrescenta que a temperatura deve permanecer bem homogênea, com pouca variação, em todo o Estado durante a semana. Aponta também que não há expectativa de que algum município atinja os 40°C. Em Uruguaiana, por exemplo, a máxima deve ser de 36°C na terça e na quarta.
Conforme Borges, os mapas meteorológicos mostram que a chuva deve ser muito pontual, em forma de pancadas, e motivada pelo excesso de calor ao longo do dia.
— Às vezes, o pessoal fica em dúvida sobre por que, mesmo tendo essas pancadas de chuva no fim de tarde, não acaba a onda de calor. É porque esse calor é tão forte e o Rio Grande do Sul tem tanta umidade, por conta da circulação do mar para o continente, que favorece a formação dessas nuvens de chuva pequenas, que só vêm para dar uma aliviada no calor — explica o meteorologista, acrescentando que a massa de ar quente também inibe a formação de grandes nuvens de chuva.
Uma nova frente fria mais potente deve chegar ao Rio Grande do Sul no domingo (9), enfraquecendo o bloqueio atmosférico e amenizando a temperatura. Borges comenta que, devido à alta incidência de radiação solar durante o verão, esses fenômenos, embora cheguem ao Estado com muita potência, não são capazes de baixar muito os termômetros.
— O dia é muito grande. Então, claro, tem essa redução na temperatura, mas com o sol predominando ao longo do dia, vai atenuando o efeito da frente fria. Será uma frente fria para quebrar mesmo (a massa de ar quente) e tirar esse calorão de cima de nós. Mas frio não devemos sentir — afirma.
No domingo, a máxima prevista para Porto Alegre é de 28°C, sendo que, no sábado (8), os termômetros podem chegar a 37°C.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.