Tempo
Município paranaense de Faxinal decretou calamidade pública. Foto: Prefeitura/Divulgação

Uma sequência de vários dias com chuva forte a intensa e temporais no Sul do Brasil já tem saldo de morte e estragos no Sul do Brasil. Os temporais tiveram início ainda durante a noite de quinta-feira no Paraná e prosseguiram nesta sexta-feira em diversas cidades paranaenses com altos volumes de chuva em municípios do Sudoeste e do Oeste do estado.

No Norte do Paraná, um violento temporal associado a um sistema convectivo atingiu a localidade de Faxinal. Cerca de 10% de todas as moradias do município sofreram danos durante a tempestade de granizo que teve pedras de gelo de grande diâmetro. Houve danos ainda em lavouras. A prefeitura decretou estado de calamidade pública devido à extensão dos estragos.

Ponta Grossa foi outra cidade atingida duramente por tempo severo. A tempestade de chuva, vento e granizo provocou danos em quase 700 residências do município, segundo balanço da Defesa Civil municipal. Mais de 30 mil metros de lona foram distribuídos aos moradores que tiveram os telhados de suas casas danificados.

O tempo severo causou uma morte. Trabalhador rural, de 54 anos, perdeu a vida após ser atingido por um raio durante temporal na área rural de São João do Caiuá, na região de Paranavaí. A Polícia Militar do Paraná, citando testemunhas, informou que a vítima trabalhava na colheita de plantação de mandiocas quando foi fulminado pela descarga.

Os temporais prosseguem neste fim de semana no Sul do Brasil e tendem a alcançar um maior número de localidades. As condições serão favoráveis a tempestades localizadas com chuva intensa, raios, vendavais e queda de granizo. Em alguns pontos, temporais fortes a severos podem ocorrer com possibilidade de danos.

A instabilidade tende a aumentar muito neste sábado no Sul do país com chuva muito intensa em diversas cidades, com acumulados de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas com inundações repentinas, e ainda tempestades de granizo com risco de vendavais isolados. O risco será maior na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná, de acordo com o alerta publicado pela MetSul.

No domingo, por sua vez, fortes áreas de instabilidade ainda trazem chuva intensa e volumosa em muitas cidades catarinenses e paranaenses, especialmente na madrugada e de manhã, com menor risco da tarde para a noite. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, o sol aparecerá e a temperatura vai disparar com calor, o que pode levar a temporais isolados da tarde para a noite pela alta temperatura.

A MetSul recorda que, conforme o seu alerta, este é um evento de instabilidade de longa duração e que vai durar muitos dias. Assim, na segunda-feira retorna a instabilidade mais forte ao Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil como mais perspectiva de chuva forte e tempestades.

Ao longo da semana que vem, com a atmosfera muito instável, devem ser esperados mais episódios de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, vento e granizo nos três estados do Sul do Brasil. O começo de novembro repetirá o padrão do final de outubro com intensa instabilidade.

MetSul – https://metsul.com/onda-de-tempestades-no-sul-do-brasil-comeca-com-morte-e-estragos/?fbclid=IwAR0UrtHX4ufDJGdg5_QmjLhz_p0Ovc5byFCwz3Xd25tF4WEDh1aG0dZOyko .