Nesta sexta-feira (20), o tempo volta a ficar firme em boa parte do RS. Isso ocorre em razão do avanço de uma massa de ar seco sobre o Estado. Por outro lado, ainda pode chover fraco e de maneira isolada na Campanha, no Litoral, no Norte e na Serra. O calor também será o destaque em todas as regiões gaúchas, influenciando na umidade relativa do ar em regiões como Fronteira Oeste, Campanha e Região Central. Nestas áreas, os indicadores devem ficar abaixo de 30%.
A temperatura mínima esperada para o Estado ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 12°C. A máxima pode chegar a 38°C em pelo menos sete municípios gaúchos (confira a lista abaixo). Em Porto Alegre, o dia será marcado por sol entre nuvens e a variação térmica fica entre 22°C e 32°C.
No sábado (21), a chuva volta a ser o destaque em todas as regiões do Estado. Na Fronteira Oeste e nas Missões, a precipitação poderá ser pontualmente forte. Nas outras áreas, pode chover fraco e ter períodos de sol. Em São José dos Ausentes, na Serra, deve ser registrada a menor temperatura do RS: 13ºC. A máxima, 38°C, ocorre em municípios como Quevedos e Pinhal Grande, localizados na Região Central. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 34°C.
Estiagem não deve ser amenizada
O Rio Grande do Sul vem enfrentando uma situação crítica em relação à estiagem. De acordo com o relatório de registros da Defesa Civil do RS, até agora, mais de 100 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência.
Na sexta-feira, não há previsão de chuva para as áreas críticas da estiagem, como por exemplo, na Fronteira Oeste, onde os termômetros poderão alcançar 38°C. No sábado (21), a chuva deverá chegar em algumas regiões afetadas pela seca, mas os acumulados seguirão baixos. Em Porto Alegre, deve chover cerca de cinco milímetros. Na Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, os acumulados devem chegar a 12 milímetros.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot
Gaúcha ZH