Tempo
Foto: A Neto / Embrapa

A semana inicia com previsão de mudança no padrão do clima no Rio Grande do Sul. Conforme a meteorologista da MetSul, Estael Sias, a umidade começará a retornar a partir de quinta-feira, dia 12, após período quente e seco. “Agora, começa a entrar a umidade e a perspectiva de que a gente tenha mais dias com chuva”, afirma. As pancadas não chegarão a tornar o tempo chuvoso, mas terão maior frequência, principalmente na Metade Norte. “Os temporais voltam a ocorrer nos próximos dez, quinze dias. Algumas áreas poderão ter chuva volumosa e melhor distribuída”, revela. Contudo, ressalva: “Temos que lembrar que é chuva de verão, de curta duração”, alerta.

A melhora das condições climáticas, mesmo frente a altas temperaturas das tardes, oferece um cenário favorável à conclusão da semeadura da soja. “A gente vai ter aquele refresco nas noites e madrugadas”, diz a meteorologista. Conforme o último informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar, dos 6.568.607 hectares estimados para a safra 2022/2023 da oleaginosa, 96% estão semeados. Porém, já há registros de replantios. “A soja tem um longo período juvenil e tem um potencial de resposta melhor à estiagem que o milho”, ressalta o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri.

Segundo o Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do RS (Copaaergs), as chuvas de janeiro devem ficar um pouco acima da média em áreas do Nordeste e do Extremo Sul do RS. Para áreas centrais, o Coopaergs prevê chuva entre normal a ligeiramente abaixo da média. Para fevereiro, a tendência é de precipitação pluvial entre a normal a ligeiramente abaixo da média em todo o Estado. 

Correio do Povo