Tempo
Foto: Divulgação

Uma intensa corrente de jato em baixos níveis está se formando no interior da América do Sul, trazendo ar quente e seco do Norte. Segundo a MetSul Meteorologia, esse fenômeno atípico elevará significativamente as temperaturas no Rio Grande do Sul no final desta semana, resultando em condições mais típicas do verão em pleno início de agosto, período que geralmente é frio no estado gaúcho.

De acordo com o modelo norte-americano GFS, a corrente de jato, originada na Bolívia, atuará nesta quinta-feira (1º/08) sobre o Paraguai, Centro e Norte da Argentina, intensificando-se durante a noite. O ponto máximo de intensidade ocorrerá nesta sexta-feira (2/08), com ventos de 100 km/h a 130 km/h a 1.500 metros de altitude, estendendo-se do sul da Bolívia até a região do Prata.

No sábado (3/08), a corrente de jato se deslocará para o Uruguai e o Rio Grande do Sul, embora com menor intensidade. O serviço meteorológico emitiu um alerta para vento Norte muito forte, especialmente no Oeste do estado, com rajadas de até 80 km/h. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina também alertou para ventos fortes no Norte do país.

Impacto no Clima

A corrente de jato em baixos níveis (JBN) atipicamente intensa trará ar seco e quente para o Rio Grande do Sul, Centro da Argentina e Uruguai, elevando as temperaturas muito acima do normal para esta época do ano. Modelos meteorológicos, como o Icon da Alemanha, indicam que as temperaturas estarão 10ºC a 15ºC acima da média nesta sexta-feira entre o Oeste gaúcho, Uruguai e Centro da Argentina.

Hoje, a influência da corrente de jato já é sentida no Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas em todas as regiões, especialmente no Oeste do estado, onde os termômetros podem passar dos 30ºC. As tardes mais quentes estão previstas para hoje até sábado no Oeste e Centro gaúcho, enquanto na Grande Porto Alegre, os dias mais quentes serão amanhã e sábado, com máximas de até 35ºC em algumas localidades.

Vento Forte

A corrente de jato trará vento Norte moderado a forte no Rio Grande do Sul, especialmente amanhã e sábado. As áreas mais afetadas serão o Oeste, Centro e Sul do estado. Rajadas de vento de 60 km/h a 70 km/h são esperadas em muitas cidades, podendo alcançar 80 km/h a 100 km/h em áreas elevadas como vales e morros. Santa Maria é uma área de alto risco.

O vento Norte quente e seco pode causar transtornos como falta de luz, destelhamentos e queda de árvores e postes. Esse vento não está associado a tempestades, mas sim ao aquecimento adiabático, que eleva a temperatura quando o ar desce a encosta dos morros e se aquece por compressão.

O Que é uma Corrente de Jato em Baixos Níveis?

Uma corrente de jato em baixos níveis (JBN) é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, geralmente a cerca de 1.500 metros de altitude, atuando entre um e dois quilômetros de altura. Semelhante às correntes de jato polares e subtropicais, é resultante de gradientes de temperatura em altitudes mais baixas, que levam a um gradiente de pressão e um fluxo de ar perpendicular a esse gradiente.

Estas correntes de jato em baixos níveis, especialmente a Leste dos Andes, trazem ar quente do Norte e costumam se originar na Bolívia ou Centro-Oeste do Brasil, estendendo-se até a bacia do Rio Prata e recurvando em direção ao Atlântico. Episódios de JBN podem trazer vento Norte seco e quente ao Rio Grande do Sul, principalmente antes de frentes frias acompanhadas de ciclones extratropicais, elevando drasticamente as temperaturas, mesmo durante o inverno.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3

Portal de Notícias