
Os primeiros cinco dias de fevereiro no Rio Grande do Sul tiveram chuva, mas que teve enorme variabilidade de volumes com acumulados baixos em diversas cidades e altos em alguns municípios. Houve pontos em que a precipitação não superou 5 mm e outros em que a chuva somou mais de 100 mm, segundo levantamento da MetSul Meteorologia com base em estações meteorológicas e medições de agricultores em suas propriedades.
Com isso, o alívio da estiagem foi parcial no estado no começo deste mês. Dentro de uma mesma região do estado produtores rurais relataram acumulados de chuva de mais de 100 mm e inferiores a 10 mm, caso, por exemplo, do extremo Sul, onde neste domingo voltou a chover.
Conforme os prognósticos da MetSul, a semana que começa terá chuva apenas isolada e deve terminar sem registro de precipitação em diversos municípios. A previsão aponta que entre os dias 13 e 15 deste mês cresce a chance de chover em maior número de cidades do estado, mas ainda assim de forma irregular e com grande variabilidade de volumes.
O mapa acima mostra a projeção (em mm) de chuva para esta semana do modelo meteorológico alemão Icon. A MetSul pondera que, como chuva no verão é irregular, pode sequer chover em algumas áreas onde o mapa indica precipitação e que muito isoladamente os volumes podem ser mais altos que o indicado pela projeção computadorizada.
Já o segundo mapa, acima, traz a projeção de chuva do modelo meteorológico do centro europeu (ECMEWF) para os próximos dez dias. Até o dia 8 da projeção, os volumes de chuva são muito baixos no estado e apenas entre os dias 9 e 10 do prognóstico, ou seja, entre os dias 13 e 14 deste mês, há um aumento da precipitação e mais no Oeste gaúcho.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/HuFVWw1792u0QSjXIJ2qUA
MetSul Meteorologia