Tempo
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Mais um dia que o Rio Grande do Sul registrou temperatura negativa no amanhecer. Nesta terça-feira (20), vários municípios registraram mínimas abaixo dos 0°C, especialmente no interior do Rio Grande do Sul. 

Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, registrou –3,7°C nesta manhã. Quaraí, na Fronteira Oeste, teve mínima de –2,7°C. Outro destaque vai para Serafina Correa que marcou -2,3°C. Os registros são de medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo Fabiene Casamento, meteorologista da Somar Meteorologia, a atuação de uma massa de ar de origem polar, fria e seca, é a responsável por manter o Rio Grande do Sul gelado, mas com tempo firme. Porém, esse cenário deve mudar ao longo da semana:  

— O pico do frio é nesta terça. No restante dos dias, ele vai continuar, mas já perdendo força, porque essa massa de ar polar será deslocada em direção ao oceano.  No final de semana, volta a esquentar, no sábado, Porto Alegre registrará 35°C. Em função da chegada de ventos quentes vindos da região central do Brasil, que elevarão as temperaturas e deixarão o tempo firme. 

No decorrer desta terça, o sol marcará presença. Mas, apesar disso, será incapaz de elevar as temperaturas, mantendo a sensação térmica ainda baixa. Além disso, e o tempo continuará muito seco no Rio Grande do Sul. 

A Capital deve ter máxima de 16°C. No Litoral Norte, Capão da Canoa e Tramandaí poderão chegar aos 19°C e 18°C, respectivamente. Em Mostardas, no Sul, as máximas podem alcançar os 18°C. Já em Pelotas, no Sul, e Santa Rosa, no Noroeste, terão máxima de 17°C.  

GZH