Tempo
Foto: Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para tempestade no Rio Grande do Sul. Ambos entraram em vigor na manhã desta segunda-feira (16) e têm vigência até terça-feira (17).

Com grau de severidade laranja, um dos alertas é válido até as 10h de terça-feira e abrange quase todo o Estado: Campanha, Fronteira Oeste, Região Norte, Noroeste, Vales, Região Central, Região Metropolitana e áreas do centro e zona norte de Porto Alegre.

Nestas regiões, há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h. O volume de chuva pode chegar aos 100 milímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia considera que há risco de alagamentos e quedas de árvores nestas áreas. Também existe perigo de estragos em plantações e de corte na rede de energia elétrica.

O comunicado também abrange boa parte de Santa Catarina e área do sul do Paraná.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Reprodução

Áreas em laranja do mapa podem registrar queda de granizo e até 100mm de chuva.Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Reprodução

Chuva em todo o RS

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Reprodução

Alerta amarelo abrange todo o território gaúcho.Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Reprodução

Outro alerta, com grau de severidade amarelo, menor na escala de classificação, aponta possibilidade de tempestade em todo o Rio Grande do Sul até a noite de terça-feira.

Além de rajadas de vento de até 60 km/h, ainda há “perigo potencial” para queda de granizo. A expectativa é que da chuva varie entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado de até 50 milímetros.

O risco de alagamentos, quedas de árvores, corte de energia elétrica e estragos em plantações é considerado baixo.