Uma nova frente fria vai avançar sobre o Rio Grande do Sul e provocar grandes acumulados de chuva na maior parte do estado entre quarta-feira (11) e quinta (12). A previsão, de acordo com a Climatempo Meteorologia, é de formação de fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul.
O governo do estado emitiu um alerta, válido para os dois dias, para as chuvas volumosas em toda metade norte do estado, além de localidades da Campanha, do Sul e da Fronteira Oeste. Algumas cidades podem ter tempestades, e rios podem ter cheia. Veja mais abaixo.
O que provoca a chuva?
As chuvas serão provocadas pela atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, além do deslocamento da própria frente fria. Na quarta, os temporais começam cedo no Rio Grande do Sul e se concentram sobretudo por áreas de Norte, Região Central, Serra e vales. A Região Metropolitana também pode acumular grandes volumes.
Há condições para vento intenso, com rajadas que podem chegar a 90 km/h, além de queda de granizo.
Os acumulados de chuva devem ser de 150 e 200 milímetros em localidades do Noroeste, do Norte, da Região Central, dos Vales, da Serra, do Litoral Norte e da Região Metropolitana.
Na quinta-feira, ainda chove de forma intensa entre a madrugada e o começo da manhã por áreas do Norte do RS. Ao longo do dia, a chuva fica mais intensa.
Área vermelha no mapa em alerta representa o risco para chuvas fortes na quarta-feira (11), segundo o governo — Foto: Reprodução
Como fica a situação dos rios?
Como os maiores volumes previstos estão na bacia do rio Uruguai, de acordo com a Sema, as maiores elevações são esperadas no Alto Uruguai, próximo à divisa com Santa Catarina, e se deslocando em direção à foz – de leste para oeste. Também são esperados volumes significativos na faixa norte da bacia do Taquari-Antas e do Alto Jacuí, podendo ocasionar cheias nos rios principais das bacias.
Os rios Caí, Taquari, Jacuí, além do Guaíba, estão em cota de alerta ou atenção, porém com os níveis estáveis ou em declínio até o início das chuvas. Como as previsões são de grandes acumulados, sobretudo na metade Norte do estado, estão previstas elevações nos rios dessas regiões.
De acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a atual condição dos rios no Rio Grande do Sul é de níveis elevados na metade Norte do estado e no rio Uruguai, com cota de inundação e elevação no médio e baixo Uruguai, na Fronteira Oeste. Na metade Sul do estado, os rios apresentam níveis normais.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
G1 RS