Tempo
Foto: André Ávila / Agencia RBS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quinta-feira (16) um  alerta laranja para perigo de temporal, com queda de granizo, em todo o Rio Grande do Sul até as 10h desta sexta-feira.

O tempo deve ficar firme somente em áreas da Fronteira Oeste e da Campanha. Na Capital, a perspectiva é de que a precipitação atinja 15 mm, o que representa menos de 10% da expectativa mensal. No Estado, há previsão de acumulados de até 60 mm, podendo chegar a 100 mm em alguns pontos, mas a situação deve se estabilizar a partir da tarde de sexta-feira.

No sábado (18), a perspectiva é de que o tempo volte a ficar firme em todo o território gaúcho, mas as temperaturas devem continuar abaixo dos 30°C. Os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, devem marcar a mínima do RS: 3ºC. Já a máxima, 30°C, deve ocorrer em dois municípios do Noroeste: em Porto Lucena e Porto Xavier. Em Porto Alegre, a variação deve ficar entre 12°C e 25°C. A tendência é de que o cenário se repita também no domingo (19).

Situação da estiagem no RS

De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS acessado pela reportagem de GZH nesta quinta-feira (16), subiu para 300 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Na quarta-feira, os maiores acumulados foram registrados em Alvorada, na Região Metropolitana, com 44 mm de chuva. Esse número representa 40% da meta para o mês de fevereiro.

Vale lembrar que os problemas causados pela estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña, que caminha para neutralidade entre fevereiro e março. Segundo a Climatempo, é necessário que haja continuidade de chuva para que os problemas trazidos pela seca sejam resolvidos.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/HuFVWw1792u0QSjXIJ2qUA

Gaúcha ZH