Tempo
Foto: Prainha do Cascalho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo potencial para esta terça-feira (30), válidos para regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Foto: Inmet Divulgação

Os avisos são para chuvas intensas, tempestades e geada. Para quarta-feira (1º), o órgão elevou o nível de atenção e publicou um alerta laranja de tempestade para parte dos três Estados, além de manter um alerta amarelo para áreas onde os fenômenos devem ocorrer com menor intensidade.

Terça-feira terá três alertas simultâneos

alerta amarelo de chuvas intensas prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h. 

O aviso abrange grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste, Central, Sudeste e Sudoeste, além de áreas de Santa Catarina, Paraná e do sul de São Paulo.

INMET / Divulgação
Alerta afeta áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.INMET / Divulgação

Também está em vigor um alerta amarelo de tempestade, válido durante toda a terça-feira, para praticamente as mesmas áreas. Há previsão de chuva, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

INMET / Divulgação
Alerta afeta grande parte do território rio-grandense.INMET / Divulgação

Já o alerta de geada vale entre a meia-noite e as 9h de terça, e atinge as regiões Sudoeste, Sudeste e Central do Rio Grande do Sul. A previsão indica temperaturas mínimas de até 3°C, com risco leve de perdas em plantações.

INMET / Divulgação
Alerta afeta parte das regiões sudoeste e sudeste do Rio Grande do Sul.INMET / Divulgação

Alerta laranja amplia risco de tempestades na quarta-feira

Na quarta-feira (1º), o Inmet elevou o grau de severidade para “perigo” e emitiu um alerta laranja de tempestade. O aviso atinge as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste e Central do RS, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.

previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros, podendo alcançar de 50 a 100 milímetros no acumulado diário, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O instituto alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.

Além disso, permanece um alerta amarelo de tempestade para outras áreas do Estado, incluindo as regiões Central, Sudoeste e parte das áreas já contempladas pelo aviso laranja, além de municípios de Santa Catarina e Paraná. 

Nesses locais, a previsão é de chuva de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo.

INMET / Divulgação
Alerta afeta parte superior do Rio Grande do Sul.INMET / Divulgação

Gaúcha ZH

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br