Tempo
Foto: Arquivo/TP News

Esta terça-feira (5) foi marcada pelo retorno da instabilidade no território gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, precipitações atingiram grande parte do Estado, com intensidade variando de moderada a forte e acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. Segundo a Somar, a chuva chegou durante a madrugada na Fronteira Oeste e ao longo do dia foi se espalhando entre as demais áreas, com exceção de parte das regiões Sul (entre Jaguarão e Chuí) e da Campanha (em Bagé e municípios próximos), que tiveram tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Na Região Metropolitana também choveu, mas de forma fraca e isolada entre períodos de sol.

As temperaturas ficaram um pouco mais baixas por conta da nebulosidade. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, foi medida a máxima do dia no RS: 34°C. Na Capital, a variação térmica ficou entre 22,1°C e 29,7°C.

A instabilidade seguirá sobre o território gaúcho na quarta-feira (6). De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia em todas as áreas. No entanto, para a Serra e para as regiões norte e noroeste do RS, as precipitações devem ser mais intensas, acompanhadas por rajadas de vento de até 80 km/h. Nas demais áreas, a chuva deve ser moderada e alternada com períodos de nebulosidade. 

Segundo a Somar, o tempo instável é gerado por um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no sul do Estado, responsável pela formação de nuvens carregadas.

Inmet / Reprodução
Inmet emitiu alerta de tempestade para esta quarta-feira (6) nas áreas destacadas em amareloInmet / Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestade, com chance de grandes acumulados, de até 50mm, e queda de granizo em pontos isolados no Litoral, na Serra e no norte gaúcho, além de grande parte dos Estados de Santa Catarina e Paraná. 

As temperaturas caem um pouco por conta da instabilidade. Na Serra, em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, os termômetros medem a mínima do dia no Estado: 14°C. Já, a máxima, de 34°C, é esperada nos municípios de Quaraí e Alegrete, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 22°C e 30°C.

Nesta quinta-feira (7), o tempo se mantém instável em todo o Estado. No entanto, a chuva tende a seguir forte (com raios, vento e queda de granizo) na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte, nas regiões centro, norte e noroeste do RS. Nas demais áreas, as precipitações devem ser moderadas, ainda com descargas elétricas, mas em forma de pancadas rápidas, intercaladas por períodos de nebulosidade. 

Mesmo com as nuvens, as temperaturas voltam a subir, podendo registrar valores significativos, como em Porto Xavier, na Região Noroeste, que deve registrar a máxima de quinta no Rio Grande do Sul, de 42°C, e Venâncio Aires, noVale do Taquari,  onde se espera que faça 40°C à tarde. Na Capital, os termômetros variam entre 23°C e 32°C.

Região Norte: a quarta-feira (6) segue com instabilidade, fortes precipitações, descargas elétricas e rajadas de vento de até 80 km/h. Na região, o Inmet alerta para tempestade, com chance de grandes acumulados e queda de granizo. Em Erechim, os termômetros variam entre 17°C e 25°C.

Região Noroeste: a quarta-feira (6) segue com instabilidade, fortes precipitações, descargas elétricas e rajadas de vento de até 80 km/h. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 18°C e 26°C.

GZH