Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (perigo) para chuva, ventos intensos e queda de granizo entre as 21h deste domingo (28) e as 18h de segunda-feira (29), em toda a metade sul do Estado. Os mesmos fenômenos devem se repetir com menor intensidade na metade norte, também a partir das 21h de domingo, com alerta amarelo (perigo potencial) do Inmet. Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Inmet emitiu alerta laranja, de perigo, para o sul do Estado. Inmet / Reprodução
Para o norte e parte de SC, o alerta é amarelo, de perigo potencial. Inmet / Reprodução
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta de instabilidades no domingo, com rajadas de vento nas regiões oeste, campanha, missões e centro. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer na região sul e próximo da Campanha. Além disso, a Defesa Civil aponta risco de inundações em Jaguarão, na bacia Mirim-São Gonçalo, e de elevação das bacias do sul e oeste do Estado.
As únicas bacias hidrográficas em que as chuvas não devem ficar acima da média para a época do ano são a do Puruí-Camaquã, Ibicuí e parte da Quaraí e Piratini, segundo a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Os “volumes significativos” devem continuar durante a semana inteira, previu a Sala de Situação, em boletim. Para segunda-feira (29), a previsão é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol para as regiões oeste, campanha, sul, central, vales e metropolitana, afirmou a Climatempo, em nota. Na faixa norte, o sol predomina, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde. Entre a segunda e terça (30) também há risco alto de temporais em quase todas as regiões do Estado, em especial nas regiões metropolitana, vales e serra.
Na quarta (1º) e quinta (2), a passagem de uma frente fria provoca a continuidade da chuva intensa. “Portanto, a Climatempo alerta que a frequência da chuva e os eventos de temporal, poderão acarretar em muitos problemas no Estado. Os acumulados serão elevados e há risco de enxurradas e grandes enchentes nos próximos dias”, afirmou a empresa de meteorologia, em nota.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Gaúcha ZH
O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu…
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
This website uses cookies.