Foto: Três Passos News
A semana que se inicia será marcada por chuva em todo o Rio Grande do Sul. Um sistema de baixa pressão atmosférica avança pelo Estado, vindo do interior do continente, trazendo instabilidade. Aliado a isso, uma frente fria sobre o oceano deve ajudar a reforçar a chuva.
A segunda-feira (7) será um dia de chuva intensa na Fronteira Oeste, Missões e Noroeste. Na Campanha, Região Central, Serra e Região Metropolitana, a instabilidade deve começar à tarde, com menor volume.
Essa condição segue na terça-feira (8) em todo o Estado. Segundo o meteorologista da Climatempo, Vitor Takao, será uma semana chuvosa, com volume de chuva entre 50 e 90 milímetros, o que deve deixar municípios da Fronteira Oeste e do Norte, onde os acumulados serão maiores, em alerta para alagamentos.
— É uma semana movimentada, com muitos sistemas atuando. A partir do final de domingo, a chuva já deve avançar pelo Sul. A tendência é que ela chegue à Região Metropolitana no fim do dia. Entre segunda e terça-feira, as instabilidades devem se intensificar.
Na quarta-feira (9), haverá uma leve melhora, com a diminuição da chuva, mas ainda será um dia de nebulosidade e rajadas de vento de até 50 km/h. O tempo volta a ficar instável na quinta-feira (10), condição que segue na sexta-feira (11) e fim de semana.
— Essa área de baixa pressão se desloca para o oceano e volta a intensificar as instabilidades. A partir de quinta-feira, a chuva será intensa, especialmente nas áreas próximas a Santa Catarina — acrescenta o meteorologista.
A temperatura deve permanecer amena, com máximas entre 23°C e 24°C em todo Estado. Na Região Metropolitana, a tendência é que seja um pouco mais baixa, com termômetros variando entre 21°C e 23°C.
— Neste final de semana, algumas áreas, principalmente ali da Fronteira Oeste, as temperaturas podem chegar perto dos 30ºC. Já na segunda-feira, as mínimas caem consideravelmente, batendo no máximo 24ºC, 25ºC. Na semana, elas devem ficar nessa faixa, variando entre as regiões — afirma.
A projeção da Climatempo em relação à fumaça de focos de incêndios é de que, apesar da melhora neste fim de semana, a partir de segunda-feira (9), ela retorne ao Estado. Isso ocorre devido à circulação de vento atmosférico que deve trazer as partículas de volta ao céu gaúcho.
— Ela deve circular principalmente na Fronteira Oeste e nas Missões, devido à circulação dos ventos atmosféricos. A área de baixa pressão contribui para trazer a fumaça do norte do continente — exemplifica Takao.
A chuva deve ajudar a dispersar a fumaça ao longo da semana. Porém, por ser em pancadas e não contínua, o fenômeno pode persistir nos períodos de melhora da precipitação.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA
Gaúcha ZH
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
This website uses cookies.