Em Porto Mauá, às 7h30min desta quarta-feira, 12, o Rio Uruguai estava 6,77 metros acima do nível normal. “Como os afluentes do rio estão baixos, isso poderá causar a elevação do nível do Rio Uruguai em Porto Mauá, eu creio que no máximo aumente 20%. Então diria que em torno de 12 metros, mas é bom lidar com uma margem de inundação maior, para não correr riscos de perdas e danos” diz o jornalista Vilson Winkler, morador em Porto Mauá.
Ainda segundo Vilson, com 10,15m interrompe a ponte sobre o Rio Santa Rosa, no acesso a Itajubá. Já com 11,8 metros, interrompe a ponte de Sete de Setembro, enquanto ao atingir 10,7m sobe na ponte do Lajeado Jacaré e com 11,2m impede a travessia naquele local.
O Rio Uruguai, em Porto Mauá, está crescendo em torno de 47cm por hora, e o nível já atingiu 7,24m acima do normal às 9h da manhã desta quarta-feira. Por causa dessa elevação das águas, causada pelo excesso de chuvas no Estado de Santa Catarina, foi suspensa a travessia de balsa a partir das 9h30min, considerando que nesse horário o Rio Uruguai, naquele porto, estava com 7,69 metros além do normal.
Já em Itapiranga, no extremo oeste de Santa Catarina, o nível do Rio Uruguai, às 10h, estava em 10,02m, apresentando elevação de 4 cm na última hora. A travessia de balsa em Porto Soberbo, no município de Tiradentes do Sul, fronteira com El Soberbio, Argentina, também foi suspensa nesta manhã, considerando que naquele porto o nível do rio está acima de 10m do seu normal.
Em Porto Vera Cruz, a balsa ainda está funcionando. Mas tendo em vista a elevação acelerada do nível do Rio Uruguai, a travessia deverá ser suspensa a partir da tarde desta quarta-feira.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/I0eYhWj4T4B2SDRwvjXv3o
Grande Santa Rosa Notícias