Tempo
Granizo registrado na Vila Residencial em Candiota. Foto: Débora Cappua/Jornal Tribuna do Pampa

Entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo (27) o ambiente atmosférico muito instável, proporcionado pela formação de uma nova frente fria, favoreceu a formação de aglomerados de nuvens de tempestades associados a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs), que apresentam profundo desenvolvimento vertical e que provocaram temporais em pontos da Fronteira do RS com o Uruguai e em pontos da Fronteira Oeste, próximo da divisa do estado com a Argentina. 

Tormentas (tons vermelhos) com densa quantidade de raios (pontos brancos) visto em sequência de imagens do canal Infravermelho do satélite Goes-16.

No Sul gaúcho, municípios como Candiota e Pedras Altas registraram a ocorrência de precipitação de granizo nas últimas horas. Outros pontos de municípios como Herval, Hulha Negra, Pedro Osório, Arroio Grande e Jaguarão, também podem ter registrado a ocorrência do fenômeno, que de maneira geral não chegou a provocar estragos. Em Pelotas também no sul gaúcho, um temporal por volta da meia noite, causou rajadas de vento de até 80 km/h. O risco de novos temporais com chuva forte acompanhada de muitas trovoadas, ventos pontualmente muito intensos e eventual precipitação de granizo, segue nas próximas horas, sobretudo em pontos do sul, oeste, leste e centro gaúcho e se estende pelas demais regiões ao longo deste domingo, incluindo a Grande Porto Alegre, Serra, Norte e Noroeste gaúcho. 

Granizo no munícipio de Pedras Altas pouco antes das 22h. Foto Jennifer Paula. 

Sigma Meteorologia