Tempo
Foto: Arquivo/TP News

A instabilidade da Argentina e o Uruguai começa a atingir o Rio Grande do Sul já nesta sexta-feira (9). Pancadas isoladas podem ocorrer no Oeste gaúcho no começo do dia e no Sul e na Campanha da tarde para a noite. No sábado, a chuva deve ser muito intensa com elevados volumes, possivelmente acima de 100 mm, nas cidades do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

Já nas demais regiões, o sol predomina e faz muito calor com máximas de 36ºC a 38ºC.  O sábado, com efeito, será por demais quente e vai lembrar dias de auge do verão como de dezembro a fevereiro.

Uma frente fria associada a um ciclone que se forma na costa uruguaia traz chuva e risco de temporais isolados no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho entre a madrugada e a manhã do domingo (11). O tempo nas demais regiões, entretanto, ainda deve ter sol e nuvens com calor e abafamento antes da chegada da frente.

O sistema frontal deve enfraquecer ao avançar pelo Rio Grande do Sul. Em muitos pontos da Metade Norte, portanto, a virada do tempo pode ocorrer com pouca ou nenhuma chuva e apenas com rajadas de vento.

PROJEÇÃO DE CHUVA

O mapa abaixo mostra a última projeção de chuva do modelo WRF da MetSul para 72h e está disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias.

Por fim, como se vê no mapa, a tendência é de a chuva ser muito mais volumosa sobre o Uruguai, onde os acumulados serão extremos do Centro para o Sul e o Leste do país ao passo que no Rio Grande do Sul deve chover muito menos. No mapa, a Metade Norte aparece sem chuva porque a frente fria vai chegar após o ponto de corte de 72 horas da projeção do modelo.

MetSul