A onda de calor já está impactando o consumo de eletricidade em todo o país, impulsionado pelo aumento do uso do ar-condicionado. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta um crescimento de 5,8% no consumo de eletricidade em setembro em todas as regiões do Brasil, mas principalmente no Norte (10,6%) e Sudeste e Centro-Oeste (6,1%).
As redes de varejo viram a procura por aparelhos de refrigeração disparar. O Magazine Luiza registrou um aumento de 72% nas vendas em lojas físicas entre os dias 1º e 18, concentrado nas regiões Nordeste e Sudeste. No e-commerce, o aumento foi de 49%.
Na Americanas, entre 11 e 18 de setembro, houve aumento de 81% nas vendas de ar-condicionado, com destaque para o Sudeste. Além disso, a procura por ventiladores aumentou em 96% nas lojas físicas. A demanda por piscinas, sejam elas infláveis ou de alumínio, também disparou, com um aumento de 110%.
Um levantamento feito pelo Buscapé, plataforma de comércio que acompanha a variação de preços de produtos, observou que, nesta semana, os aparelhos estão 5,95% mais caros do que no início de setembro, com um preço médio na categoria de R$ 1.932, em comparação com R$ 1.824 no início do mês.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
DCM