Vento leva telhado de galpão em São Francisco de Assis. Foto: Frederico Scherer/Divulgação
Diversos pontos do Rio Grande do Sul registraram tempestades relacionadas à formação de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a Região da Fronteira nesta quinta-feira (24). Os primeiros impactos foram registrados na Região Central, com ventos acima de 100 km/h. Já em Porto Alegre, a chuva chegou acompanhada de ventos fortes.
Em São Francisco de Assis, o vento intenso arrancou o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola durante a manhã desta quinta (veja o vídeo acima). De acordo com o agrônomo Frederico Scherer, só houve danos materiais e ninguém ficou ferido.
Em Santa Maria os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, por volta das 9h. O vento derrubou árvores no município. Ainda na quarta-feira (23), a chuva provocou estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas, com alagamento em leitos.
Em Cacequi, o vento destruiu a cobertura de um depósito de calcário na ERS-640. Já em Rosário do Sul, alguns bairros ficaram sem energia elétrica.
A Defesa Civil estadual ainda não divulgou um balanço de estragos em razão das tempestades.
O vento alcançou 83 km/h por volta de meio-dia em Porto Alegre, de acordo com a Climatempo.
As rajadas derrubaram árvores na Av. Vicente Monteggia e na Rua da Prudência, no bairro Cavalhada; na Rua Pedro Ivo, no bairro Bela Vista; na Rua Xavier Ferreira, à Rua 24 de Outubro, no bairro Auxiliadora.
Na Av. Oscar Pereira, bairro Glória, uma árvore com risco de queda tem a situação monitorada pelas autoridades.
Houve o registro de fios caídos na Estrada Afonso Lourenço Mariante, no bairro Belém Velho, e no cruzamento das avenidas Sertório e Assis Brasil, no bairro Sarandi, com impactos no trânsito.
Na orla do Guaíba, o vento empurrou banheiros químicos da calçada para o meio da Av. Edvaldo Pereira Paiva.
Em razão da previsão de tempestades, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais a partir das 12h desta quinta. A medida abrange todas as Unidades da UFRGS, incluindo o Colégio de Aplicação e o Campus Litoral Norte.
Outras cidades
Em Canoas, na Região Metropolitana, a velocidade do vento chegou a 85 km/h. Em Igrejinha, a 93 km de Porto Alegre, há relatos de destelhamentos em residências.
Na Serra, houve uma queda de árvore em Caxias do Sul. O tronco despencou sobre o estacionamento de uma farmácia na esquina nas ruas Bento Gonçalves e Visconde de Pelotas.
Ciclone
A Climatempo alerta que, ao se deslocar para o mar, o fenômeno poderá formar uma nova frente fria, causando temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h em áreas isoladas.
“Esse é o cenário mais grave. Elevamos novamente o aviso para nível vermelho com tempestades, podendo o vento superar os 100 km/h em diversas áreas do estado”, explicou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O ciclone deve levar ventos de até 85 km/h, especialmente em toda a faixa leste do estado. As regiões das Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul também devem sentir o impacto com ventos de até 70 km/h.
Árvore caída em Caxias do Sul — Foto: Alana Fernandes
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC
G1 RS
Conheça 3 curiosidades sobre a bela-emília que revelam sua beleza, usos medicinais e resistência surpreendente…
Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…
O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…
Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
This website uses cookies.