A Defesa Civil publicou alerta de tempo severo no Rio Grande do Sul entre domingo (26) e terça-feira (28). O aviso indica condições favoráveis para chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e volumes expressivos de precipitação. O cenário deve impactar também a situação dos rios (veja abaixo).
A instabilidade chega após um dia de sol em boa parte do Estado, neste sábado (25).
Segundo a Defesa Civil, as instabilidades começam a atuar de forma isolada, principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte.
Entre a segunda-feira (27) e a terça, o cenário se intensifica. Os ventos podem superar 90 km/h.Play Video
Os maiores volumes são esperados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Sul, Costa Doce, Região Metropolitana, Vales, Serra e Litoral. Os acumulados podem ultrapassar 120 milímetros em curto período e atingir até 200 milímetros em 48 horas.
Chance de cheias
A Defesa Civil informa que a previsão indica risco de cheias em arroios e pequenos rios, e alagamentos em áreas urbanas.
Os principais pontos de atenção são os rios Jacuí, Uruguai e Ibirapuitã.
- Baixo Uruguai: entre São Borja e Uruguaiana
- Rio Jacuí: a partir de Dona Francisca até o delta, na Região Metropolitana
- Rio Ibirapuitã: em Alegrete
Em outro comunicado, a Defesa Civil emitiu alerta de risco muito alto para inundação no Rio dos Sinos, em São Leopoldo. O aviso é válido até as 21h deste domingo.
Gaúcha ZH
Receba as principais notícias no seu WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






