Amigo, palavra que ao ser proferida pode aplacar qualquer reação adversa. A palavra amigo é aconchego, encurtamento de distância entre pessoas. Mas quem realmente é amigo? Quantos temos? Será que todas as pessoas que consideramos amigos nos consideram? A falta de contato em razão da distância faz com que a amizade termine? Até que ponto pode ir uma amizade? Temos centenas e até milhares nas redes sociais! Será?
São situações de difícil análise, mas quando brigamos com uma pessoa que temos como amigo é muito dolorida a energia que nos toma conta. Acreditamos que o maior amor que pode existir é o de amigo, pois a partir deste todos os outros matizes de amor se desdobram. Ser amigo é ser fiel não importando o momento. É algo sublime. Mas a amizade só será verdadeira mesmo quando colocada à prova, mas mesmo assim não podemos exigir de nossos amigos uma perfeição nesse sentimento, pois sendo nós passageiros de um Planeta expiatório temos muitos defeitos, e um deles é confundir amizade com outros adjetivos.
A amizade sincera transcende o plano físico, e na espiritualidade permanece já que temos muitos amigos espirituais que nos acompanham durante a trajetória aqui na terra, a começar pelo nosso Anjo Protetor, Anjo de Guarda, Espírito Guardião, Mentor Espiritual, como queiramos chamar. O importante é a fidelidade.
Quando Jesus entrou, vitorioso em Jerusalém, houve um instante em que parou para respirar livremente. Com ele, apenas Bartolomeu apagado e discreto. O discípulo exultava. Até eles chegavam os ecos do grande êxito. Hosanas ao Messias. Cânticos. Algazarra. Perfumes no ar. Não longe, Simão Pedro, que negaria o Senhor; Judas, que o negociara; Tomé, que o abandonaria; Tiago e João, que dormiriam descuidados, sem lhe perceberem a angústia. E toda uma legião de admiradores que, no dia seguinte, se transformariam em adversários. Bartolomeu, feliz observou a atmosfera festiva e disse contente: Oh! Mestre, quanta felicidade! Afinal! Afinal a glória, apesar dos perseguidores! Notando que Jesus continuava em grave silencio, o aprendiz perguntou: Por que tristeza, Senhor, se estamos triunfando de tantos inimigos? O Cristo, porém, meneou a cabeça e, fitando a turba próxima, falou sereno: Bartolomeu, Bartolomeu, vencer, mesmo tendo inimigos, é sempre fácil, porque os inimigos se colocam a distância, por si mesmos. E profundamente desencantado: A batalha mais árdua é vencer com os amigos.
Por Nilton Moreira
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.