Trânsito
Foto: Rodrigo Barros/CNN

Nea sexta-feira (15), a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) determinou que os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de todo o país comecem a exigir imediatamente o exame toxicológico para os candidatos à primeira habilitação de carro (categoria B) e moto (categoria A).

Pedido foi oficializado no Ofício-Circular nº 573/2026,assinado pela secretária nacional de trânsito substituta, Ana Beatriz Vasconcelos de Medeiros.

obrigatoriedade do toxicológico na primeira habilitação dessas categorias foi definida na Lei nº 15.153, de 26 de junho de 2025, mas ainda havia dúvidas entre os Detrans, autoescolas e candidatos se seria necessário aguardar por regulamentações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O ofício deixa claro que “os Detrans deverão considerar a etapa de expedição da Permissão para Dirigir (PPD), […] como marco para a verificação sistêmica da existência de resultado negativo do exame toxicológico“.

A Senatran reconheceu no documento que existem dificuldades técnicas e operacionais complexas para adaptar os sistemas de todos os estados a essa nova realidade. No entanto, o órgão decidiu emitir esta orientação para alinhar o procedimento nacional e fazer com que os Detrans acelerem suas adequações internas enquanto as regras definitivas e detalhadas do Contran não são publicadas.

CNN Brasil

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br