Foto: Arquivo/Cidade Regional
Com o novo adiamento da votação do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que dever ser votado hoje, 1º, a população indígena da região faz novas manifestações durante todo o dia. A partir das 10 horas, as comunidades de Planalto e Iraí organizam novos bloqueios na ERS-324, que liga Planalto a Nonoai, e na BR-386, na ponte de acesso a Iraí.
Segundo o cacique Luiz Jacinto, da comunidade de Pinhalzinho, em Planalto, o trancamento acontece em frente ao Centro Cultural Indígena e será parcial, com liberação dos veículos a cada 30 minutos, diferente dos movimentos organizados anteriormente. Na BR-386, as manifestações também serão “pacíficas e parciais”, conforme informou o cacique, para evitar mais prejuízos aos caminhoneiros que trafegam por ali.
A mobilização indígena em todo o território nacional em 2021 decorre do julgamento de um caso envolvendo o Governo de Santa Catarina e comunidades indígenas Xokleng, guarani e kaingang. Em 2009, a Justiça Federal catarinense concedeu um pedido de reintegração de posse ao governo em uma área em que fica parte da Reserva Biológica do Sassafrás, onde está a terra daqueles povos. Na ocasião, o Judiciário se baseou no argumento do marco temporal, que também foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 2013, para autorizar a reintegração.
Recentemente, o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), que questiona as decisões anteriores. A votação do caso pelo STF iniciou ainda em junho – com o relator, ministro Edson Fachin, emitindo voto contrário ao marco temporal. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes pediu vistas e o caso foi postergado para ser avaliado na última quarta-feira, 25 de agosto, quando a votação foi adiada para esta quarta-feira, 1º.
O Alto Uruguai
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.