As lombadas eletrônicas, desativadas em janeiro, serão reinstaladas próximo ao antigo Seminário São Pascoal, na BR-468, em Três Passos. A confirmação é do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, de Cruz Alta, órgão responsável pelas rodovias federais no Noroeste do RS.
Após a retirada dos equipamentos, já ocorreram dois acidentes de trânsito no local. Felizmente, sem vítimas fatais. Alguns motoristas, que antes transitavam devagar, passaram a abusar da velocidade. O trecho é perigoso devido ao grande fluxo de veículos e o elevado risco de acidentalidade.
Conforme o Dnit, uma nova empresa venceu a licitação e já está instalando as lombadas na região de Passo Fundo. Na BR-468, outros dois locais poderão voltar a ter os controladores de velocidade: Esquina Boa Vista, em Campo Novo, e Novo Planalto, em Tiradentes do Sul.
Ao todo, mais de 6 mil lombadas foram desinstaladas em todo o Brasil. Agora, a intenção é que sejam instaladas cerca de 2,2 mil equipamentos, sendo realizado um estudo técnico no local que serão colocadas.