A situação de bloqueio atmosférico que levou o RS ao cenário de chuvas intensas deve seguir no norte gaúcho até sábado (4) à noite, conforme prognóstico do Climatempo. A previsão é que a trégua chegue no domingo (5). Até lá, Passo Fundo e cidades próximas permanecem em alerta de perigo extremo.
De acordo com a meteorologista Patrícia Cassoli, o bloqueio faz com que a frente fria não consiga avançar na atmosfera e, assim, encontra a umidade e calor vindos da região da Amazônia. A junção de ambos resulta em instabilidade e potencializa a chuva.
— O que aconteceu nesse ano, um dos fatores, é que o Oceano Pacífico segue aquecido por causa do El Niño. Ele vem perdendo a intensidade, mas a atmosfera ainda leva um tempo para responder. Além disso, há aquecimento do Oceano Atlântico tropical, isso tudo prende as chuvas nos extremos do país, principalmente no RS — explica a especialista.
Em abril, Passo Fundo registrou 247 milímetros de chuva, quase o dobro do previsto para o mês, de 140mm. Em maio, a média de chuva deve ser atingida nos primeiros cinco dias. Até sexta-feira (3), já foram 136mm, o que representa 90% do total esperado para todo o mês, de 150mm, conforme levantamento do agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha.
— Temos uma situação relativamente privilegiada, considerando as catástrofes do restante do RS, mas há problema com esse excesso de umidade. A curto prazo, deve parar de chover a partir de domingo, mas há perspectiva de eventos de chuva para o meio da semana, porém, ainda é cedo para se ter certeza — pontua o agrometeorologista.
Apesar da trégua, ainda não é possível dizer que a chuva deve parar neste mês, mas um alívio maior no volume da água deve chegar a partir da metade de maio. Na agricultura, a maioria dos produtores já havia colhido a safra de soja, mas quem não colheu deve sofrer perdas.
— Agora também é uma época de estabelecimento das culturas de cobertura, de pastagens de inverno, e o grande volume de chuva atrasa esse estabelecimento e também impacta na qualidade do produto — acrescenta Cunha.
Domingo (5) e segunda-feira (6)
Conforme o Climatempo, a condição climática deve estabilizar a partir da manhã de domingo, quando a chuva perde força sobre as áreas do norte e noroeste gaúcho. A chuva deve se espalhar para o centro-sul gaúcho no domingo, de forma fraca e moderada.
No sábado, a previsão é de 45mm de chuva. No domingo, devem ser 8mm. A partir de segunda-feira, a precipitação atinge o sul do estado, nas regiões de Bagé, Pelotas e Chuí, com risco de temporais e chuvas fortes.
No norte gaúcho, a cidade de Barra do Rio Azul é a mais afetada pelo temporal. Ao todo, havia 115 desabrigados e 630 desalojados até o fim da noite de quinta-feira (2). No RS, eram 41 mortes até as 18h de sexta-feira (3) e problemas em mais de cem cidades. As principais regiões atingidas são a Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Metropolitana e Serra.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK
Gaúcha ZH