Trânsito
Foto: Arquivo/Três Passos News

O calor intenso que atinge o Rio Grande do Sul nas últimas semanas deve continuar nas próximas, com temperaturas próximas dos 40ºC em março. O alerta foi feito pelo coordenador do 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo Schneider, durante entrevista ao programa Berlinda News nesta sexta-feira (14).

Segundo Schneider, fevereiro foi marcado por temperaturas elevadas e a tendência é que o padrão se mantenha. “Tivemos um fevereiro de calor intenso em todo o estado. Nos próximos dias, o clima segue típico de verão, com calor úmido. Hoje, sexta-feira, ficamos sem chuva, mas no fim de semana, principalmente na segunda-feira, as temperaturas devem ficar na casa dos 32ºC, com umidade e sensação de abafamento”, explicou.

O meteorologista ressaltou que o calor vem se manifestando de forma diferente nas regiões gaúchas. “Este ano, tivemos ondas de calor associadas à estiagem no oeste do estado. Já no Vale do Sinos e em Porto Alegre, apesar de termos enfrentado períodos quentes, ainda não registramos temperaturas prolongadas acima dos 38ºC, como ocorreu na Fronteira Oeste nas últimas semanas”, disse.

Para março, Schneider alerta para uma sequência de dias de calor intenso. “A expectativa é de continuidade do calor, com picos muito próximos dos 40ºC. Podemos ter uma sequência de dias ainda mais quentes daqui a duas semanas”, afirmou.

Apesar do cenário preocupante, há uma boa notícia no curto prazo. “Nos próximos dias, apesar do abafamento, as temperaturas não devem passar de 33ºC”, concluiu.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Berlinda News