Trânsito
Foto: Divulgação

A partir da meia-noite desta quarta-feira, 17, os pardais das rodovias estaduais do Rio Grande do Sul começarão a ser desligados. O processo será concluído na meia-noite de sábado, 20. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ainda não informou quais equipamentos deixarão de registrar infração primeiro e quais ficarão por último.

Ao todo, 13 rodovias estaduais terão os pardais desligados. Atualmente, eles monitoram 93 faixas de tráfego. Segundo o Daer, na segunda quinzena de julho chega ao fim os dois contratos assinados em 2014. Eles não poderão ser prorrogados. Somente em 2018, o governo pagou R$ 4,11 milhões com o aluguel destes pardais.

A autarquia já encaminhou à Secretaria de Fazenda os expedientes solicitando autorização para a abertura do processo licitatório. Porém, ainda não foi dado o aval para realização da concorrência. Mesmo assim, a Secretaria Estadual dos Transportes informa que “o processo está sendo executado com a máxima celeridade possível”.

Entre a publicação do edital, realização da licitação, assinatura de contrato, início da instalação dos equipamentos, aferimento pelo Inmetro e começo dos registros fotográfico serão necessários entre quatro e seis meses. Dessa forma, os pardais deverão permanecer meses desligados.