A tão famosa e temida baliza pode estar com os dias contados. Pelo menos no Mato Grosso do Sul (MS), isso já é realidade. O Detran do estado apresentou novas regras para a realização da prova técnica, uma das principais alterações é a retirada da necessidade da manobra, substituída pelo estacionamento simples de rua, sem a necessidade de ser entre dois carros.
Segundo a portaria publicada na terça-feira (20) e que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (26) em todo o estado, além da baliza, outras alterações estão previstas para as provas de automóveis e motocicletas.
A portaria Detran-MS “N” nº 202 traz também um aumento do limite de pontos passíveis de perda durante o exame prático. Anteriormente, a pessoa em teste poderia perder até 3 pontos, com faltas classificadas como leve, média e grave, cada uma valendo 1, 2 e 3 pontos, respectivamente.
Agora, é possível perder até 10 pontos com a classificação: leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).
A partir da próxima segunda feira, o teste passa a ser feito no seguinte roteiro:
- seis conversões à esquerda;
- seis conversões à direita;
- três estacionamentos laterais – feitos sem a necessidade de estar entre dois carros;
- um trecho em linha reta de, no mínimo, 1.000 metros;
- dois retornos, incluindo canteiro central, quando houver.
- Nos municípios com mais de um bairro autorizado, o local do exame será definido por sorteio.
Mudanças na prova de motos
Os novos pilotos de moto também foram beneficiados pelas mudanças nas regras. O obstáculo conhecido como “prancha”, usado para testar equilíbrio em baixa velocidade, não será mais obrigatório na avaliação prática.
CNH mais barata
Outra boa notícia é que a CNH vai ficar mais barata em Mato Grosso do Sul.
O Detran-MS reduziu os valores dos exames médico e psicológico exigidos para quem vai tirar a primeira habilitação, renovar ou alterar. Desta forma, a habilitação deve ficar quase 50% mais barata.
Estadão
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






