Especial
Vista parcial. Foto: Arquivo/TP News

O município de Três Passos, localizado na Região Celeiro, no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, comemora com feriado, neste sábado, 28, seus 75 anos de emancipação política-administrativa.

O nome de Três Passos tem sua origem em 1882 quando os militares da então Colônia Militar do Alto Uruguai estabeleceram um pouso nas margens da Estrada Geral que ligava a Colônia ao povoado de Campo Novo. Neste lugar foi construída uma rústica casa de madeira e nela passou a residir um soldado que fazia guarda e oferecia pouso aos viajantes.

Assim passou a denominar-se o Pouso dos Três Passos. Ainda hoje, apesar da urbanização, as três vertentes continuam a formação do Lajeado Três Passos. Ao redor do pouso formou-se um núcleo populacional germânica e italiano na região, a contar de 1918, Três Passos passou a ser um ponto referencial atraído interessado nas terras férteis.

Em 28 de dezembro de 1944, o interventor Federal do Rio Grande do Sul Coronel Ernesto Dorneles assinou o Decreto n°716 criando o município de Três Passos, o 92° do Estado.