Saúde
Cidades conseguiram reverter decisão do governador. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Governo do Estado retirou nesta segunda-feira, 22, Três Passos e mais 11 municípios da Região Celeiro da Bandeira Vermelha do Programa de Distanciamento Controlado. Com a decisão, a partir de terça-feira, 23, até o próximo dia 29, todos seguem na Bandeira Laranja. Ambos pertencem à Macrorregião de Palmeira das Missões. A decisão era aguardada com expectativa principalmente pelo comércio prejudicado por restrições impostas, no início da pandemia, pelos próprios prefeitos.

Três Passos, Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha haviam sido enquadrados na Bandeira Vermelha, onde o risco de contágio do coronavírus é alto e as restrições são ampliadas conforme o modelo de distanciamento estabelecido pelo governo estadual.

Os 12 municípios recorreram no domingo, 21, com recurso através da Amuceleiro, da mudança de bandeira de laranja (risco médio) para vermelha (risco alto) anunciada pelo Governo do Estado no final da tarde de sábado, 20. Ambos encontravam-se em um dos dois cenários: 1 – Baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou 2 – Média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

Nesta segunda-feira, 22, conforme boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura municipal, Três Passos passou de 167 para 231 casos positivos de covid-19. O número de pacientes internados por coronavírus subiu para 10 no Hospital de Caridade. O risco, no entanto, permanece. Isso significa que, passados alguns dias, a região pode ingressar na Bandeira Vermelha. Tudo vai depender da evolução dos números de novos casos e internações, por exemplo.