Economia
Foto: TP News

Dez municípios concentram 39,55% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, na manhã desta quarta-feira (16). O levantamento tem como base o ano de 2018.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Leopoldo e Triunfo ocupam o top 10 das maiores economias do Estado, conforme a pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quatro primeiras cidades também estão no ranking das cem maiores economias do país.

Se comparado a 2017, Caxias do Sul, na Serra, e Rio Grande, no Sul, são os municípios que tiveram maior ganho de participação no PIB estadual.

Região Celeiro

Na Região Celeiro, Três Passos aparece em primeiro, na 94º posição, duas colocações a mais em relação a 2017. Já Barra do Guarita aparece em último, na 489º posição, uma colocação a mais em relação ao ano anterior.

• Clique aqui e acesse a apresentação do PIB dos Municípios 2018.

• Clique aqui e baixe para o seu computador planilha com série histórica (2002-2018).

• Clique aqui e baixe para seu computador planilha com o ranking dos municípios por PIB.

• Clique aqui e veja vídeo com Martinho Lazzari, pesquisador em economia do DEE/SPGG.

Com informações de GZH e da Secom RS