Geral
Maioria das regiões ficou na bandeira laranja. Foto: SES RS

Três Passos e mais onze cidades da Região Celeiro, que pertencem à Macrorregião de Palmeira das Missões, retornaram à Bandeira Laranja. A divulgação das bandeiras definitivas, que ficam vigentes da 0h desta terça (1°/9) até as 23h59 da próxima segunda-feira (7/9), foi feita nesta segunda (31/8) por meio de material publicado no portal de notícias governo do Estado.

Coronel Bicaco, Redentora, Braga, Miraguaí, Tenente Portela, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Derrubadas, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Três Passos e Bom Progresso, devido ao Cogestão poderão adotar protocolos flexíveis intermediários entre a bandeira Laranja e Amarela.

Já os municípios pertencentes a Regional de Ijuí, mantida na bandeira vermelha, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério do Sul, Inhacorá, Chiapetta, Santo Augusto e Campo Novo, poderão adotar protocolos intermediários entre a Bandeira Vermelha e Laranja.

Com a estabilização dos indicadores de propagação da covid-19 e da ocupação de leitos, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a ficar predominantemente laranja. Após análise dos pedidos de reconsideração do resultado preliminar, bem como da reavaliação por parte do Gabinete de Crise de notas e trava de segurança previstos no modelo, a 17ª semana do Distanciamento Controlado terá 17 regiões com bandeira laranja – incluindo Porto Alegre, que estava vermelha desde 23 de junho.

Com isso, apenas quatro regiões (Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa) ficaram com bandeira vermelha (risco alto) – mesmo número registrado há 10 semanas, quando o Estado ainda era dividido em 20 regiões Covid. Desde 7 de julho, são consideradas 21 regiões.

 A partir desta semana, as transmissões ao vivo – as lives – do governador Eduardo Leite serão feitas nas quintas-feiras, às 14h.