Saúde
Foto: Arquivo/PM/Três Passos News

A Secretaria Municipal de Saúde promove um chamamento para crianças de 5 a 11 anos completarem o esquema vacinal contra a Covid-19, ou ainda, receberem a primeira dose do imunizante. Por isso, através do Setor de Vacinação, informa que no próximo sábado (21), haverá o “Dia D” de imunização para este público.

Crianças que não tenham recebido a primeira ou a segunda dose, devem comparecer ao lado do CIAC/SUS (Sala de Vacinação Covid-19), das 7h30 às 12h.

É necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, carregar consigo a carteirinha de vacinação e o CPF da criança. Mais informações podem ser obtidas através do 3522-0436.

A Secretaria de Saúde lembra: vacinar as crianças aumenta a barreira imunológica, diminui a circulação do coronavírus, o que não só aumenta a proteção dos mais vulneráveis, mas também impede a replicação do vírus, impedindo o surgimento de novas variantes.

Conforme o Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, ao menos 2.500 crianças de zero a 19 anos, 300 destas entre cinco e 11 anos, morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil.

Ao menos 1.400 crianças foram diagnosticadas com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2, e atualmente, são elas que correm mais risco diante de novas variantes altamente transmissíveis, como a ômicron, por não estarem protegidas, segundo dados do Ministério da Saúde.

No entanto, isso pode ser evitado com a vacinação contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação