Segurança
Foto: Agencia RBS

Brigada Militar lançou nesta segunda-feira (4) um planejamento de operações especiais que será desenvolvido até o fim de 2021. Essas ações fazem parte de um novo plano tático-operacional articulado com as áreas de comando regionais. 

A cada semana, diferentes comandos regionais vão desenvolver operações específicas. O objetivo é a prevenção da violência e a redução dos índices de criminalidade. Os principais crimes alvos da operação são homicídios, latrocínios, feminicídios, roubos e furtos. 

A ação, que começa nesta semana, pretende ampliar o policiamento nas ruas, buscando aumentar a sensação de segurança na população. De acordo com o chefe da Comunicação Social da Brigada Militar, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, a previsão é que ocorram duas operações todos os dias, abrangendo diferentes regiões do Estado.

— Todos os comandos estarão envolvidos, inclusive de cidades menores. Todos os dias vamos divulgar as operações em andamento e prestar contas à população. Buscamos prevenir e reprimir crimes, dificultando a vida dos criminosos, aumentando barreiras de fiscalização — explica.

Além dos 16 comandos regionais de Policiamento Ostensivo, que incluem o Comando de Policiamento da Capital e Comando de Policiamento Metropolitano, estarão atuando, dentro de suas especialidades ou em apoio às ações, os comandos Rodoviário e Ambiental, a Polícia de Choque, de Órgãos Especiais, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação.

O sistema que vai gerenciar as ações do novo plano tático-operacional foi denominado Tenet. Segundo a Brigada Militar, a inspiração para o nome está em um achado arqueológico na Europa, conhecido como quadrado Sator, que apresenta a palavra Tenet ao centro, em conjunto com outras palavras em perfeito palíndromo, que é uma frase ou palavra que pode ser lida da esquerda para a direita ou vice-versa. É uma alusão ao conceito de início-fim-retorno que a ideia encerra, pois nunca para e segue atuando em todas as localidades do Rio Grande do Sul.

Receba gratuitamente as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue

GZH